Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro sancionará lei que aumenta pena para maus-tratos a cães e gatos

O presidente Jair Bolsonaro sanciona hoje projeto de lei que aumenta pena para quem maltratar cães e gatos - Reprodução/instagram/michellebolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro sanciona hoje projeto de lei que aumenta pena para quem maltratar cães e gatos Imagem: Reprodução/instagram/michellebolsonaro

Do UOL, em São Paulo

29/09/2020 09h58

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai sancionar hoje PL (projeto de lei) que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos. O PL 1.095/2019, de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG), foi aprovado pelo Senado no dia 9 de setembro.

Pela proposta, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Bolsonaro chegou a questionar a proposta, mas decidiu fazer uma cerimônia para celebrar a sanção. O evento está marcado para as 17h, no Palácio do Planalto, segundo consta em sua agenda.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro defendeu nas redes sociais que o presidente sancionasse o projeto. Ela publicou uma foto do marido com um cachorro da família: "Fazendo charme para o meu papai @jairmessiasbolsonaro sancionar a PL1095 para nos proteger de maus-tratos", escreveu na legenda da postagem, em 9 de setembro.

Em uma de suas lives semanais, o presidente contestou a proposta e disse que faria uma enquete no Facebook para decidir se sancionaria ou não o projeto. Na ocasião, Bolsonaro indagou a youtuber mirim Esther Castilho, de 10 anos, sobre o assunto.

"Eu acho que é muito pouco (a pena), viu? A gente tem que cuidar do animal, não tem que maltratar ele", afirmou a youtuber após o presidente perguntar o que ela achava da possibilidade de uma pena média de três anos e meio de prisão para quem maltratar animais.