Topo

Schelp: Julgamento no STF é vital para resolver controvérsia de nova lei

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2020 04h00

O chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Santos (SP) André do Rap é considerado foragido desde a noite de sábado (10). Segundo Diogo Schelp apesar do prejuízo para a sociedade, o caso foi importante para que o STF (Supremo Tribunal Federal) discuta o artigo 316 do pacote anticrime. Segundo afirmou o colunista o colunista do UOL no podcast Baixo Clero #61, a Justiça falhou "miseravelmente", não só no STF com a concessão dessa liminar pelo ministro Marco Aurélio Mello, como nas instâncias inferiores que tomaram um 'frango por baixo das pernas'. (Ouça a partir do minuto 4:57).

Associando dois fatos que dominaram o noticiário político na semana, Schelp comenta ainda o caso do senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca e entre as nádegas em operação de busca e apreensão nesta quarta-feira (14). "Esse episódio do dinheiro na cueca prova que o presidente estava errado quando falou que a corrupção acabou no governo", disse. (Ouça a partir do minuto 4:57).

Durante o podcast, Carolina Trevisan, colunista do UOL, também relembra quando Bolsonaro falou sobre caso que envolvia o assessor do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que foi preso em flagrante no aeroporto de Congonhas com uma mala de dinheiro contendo R$ 200 mil e mais US$ 100 mil na cueca.

"Bolsonaro falou cinco vezes sobre o caso no plenário", relembra. "Não dava pro Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ficarem repetindo isso", disse. Ela ainda afirma que as punições para corrupção deveriam ser mais 'exemplares' nesse momento de calamidade pública. (Ouça a partir do minuto 12:40)

André do Rap foi liberado depois de decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF. Agora 600 policiais civis de São Paulo trabalham articulados com policiais do Paraná, de Santa Catarina e da Polícia Federal para encontrar o traficante. A Interpol também colocou André na lista de procurados em 190 países. O advogado de defesa de André do Rap, Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, diz que não sabe onde está o traficante.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.