Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador mais velho em exercício, Zé Maranhão piora da covid e vai para UTI

O senador José Maranhão (MDB-PB) - Geraldo Magela/Agência Senado
O senador José Maranhão (MDB-PB) Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Guilherme Mazieiro e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

03/12/2020 19h02Atualizada em 03/12/2020 19h44

O senador José Maranhão (MDB-PB) foi transferido para um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em João Pessoa (PB) na tarde desta quinta-feira (3), em razão do agravamento da infecção pelo novo coronavírus. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que a equipe médica estuda a possibilidade de transferi-lo para um hospital em São Paulo.

Zé Maranhão, com 87 anos, é o decano do Senado e está infectado desde o último domingo (29). Segundo o boletim do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em que ele está internado, ele apresenta de febre e dispneia (dificuldade para respirar), mas não precisou ser intubado.

"Em consequência do agravamento do quadro clínico foi transferido para UTI. O paciente segue consciente, em uso de oxigênio sob máscara. Novos exames estão sendo realizados", informou o boletim.

O documento é assinado pelo médico cardiologista Fulvio Soares Petrucci, pela pneumologista Eliauria Rosa Martins e pelo diretor clínico e técnico do hospital, José Calixto Filho.

Em outubro, o senador aliado a Jair Bolsonaro (sem partido) Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu por causa de complicações do novo coronavírus.