Topo

Esse conteúdo é antigo

Com covid, senador mais velho em exercício é transferido para SP e intubado

José Maranhão em sessão de 2019 - Geraldo Magela/Agência Senado
José Maranhão em sessão de 2019 Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Do UOL, em Brasília, e colaboração para o UOL, em João Pessoa

04/12/2020 09h51Atualizada em 04/12/2020 19h06

O senador José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, foi transferido de João Pessoa para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na noite de ontem (3) após piora no quadro clínico. Ele é o senador mais velho com mandato do Senado Federal. De acordo com o boletim enviado na tarde desta sexta-feira (4) pela assessoria do senador, ele está "estável, em ventilação mecânica invasiva, recebendo tratamento intensivo", ou seja, está intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Ele foi diagnosticado com covid-19 no domingo (29), após apresentar sintomas gripais e ser levado para o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, na capital paraibana.

A transferência do parlamentar foi feita cumprindo as exigências e protocolos de segurança. Antes disso, na tarde de ontem (3), ainda em João Pessoa, o senador havia sido transferido para UTI. Segundo boletim médico da Unimed, a transferência foi necessária porque Maranhão apresentou piora no quadro clínico com febre e dispneia.

O senador participou das eleições municipais deste ano, apoiando o companheiro de partido, Nilvan Ferreira, comunicador que disputou o segundo turno para a prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado por Cícero Lucena. No domingo, Maranhão acompanhou o candidato durante a votação em um colégio de João Pessoa.

Dias antes, o senador esteve nas ruas participando da campanha eleitoral, sendo visto, em alguns momentos, sem o uso da máscara de proteção, recomendada pelos médicos como uma das formas de prevenção ao coronavírus. José Maranhão é senador na atual legislatura, tendo sido eleito para o período 2015-2023. Ele foi governador da Paraíba por três vezes.

Outro senador paraibano também está com covid-19. Ney Suassuna, de 79 anos, foi diagnosticado com a doença no início deste mês. Segundo publicado no site do Senado Federal, Suassuna testou positivo após exames de rotina, e apresenta sintomas leves. Ele está medicado em casa, na cidade do Rio de Janeiro, em repouso absoluto.