Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que Israel é inspiração ao Brasil: 'Perto de nós, nada tem'

3.abr.2019 - Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante partida de Israel - Alan Santos/PR
3.abr.2019 - Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante partida de Israel Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 18h22

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que Israel é um "pequeno grande país" e uma inspiração. Ele ainda comparou os dois países e afirmou que, perto do Brasil, Israel "nada tem". A declaração foi dada durante solenidade de Ação de Graças no Palácio do Planalto.

Bolsonaro cumprimentava o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, quando fez o comentário: "Israel serve de inspiração. É um país que, perto de nós, nada tem, mas graças à fé, a coragem e a determinação de um povo, é um pequeno grande país. Obrigado por vocês existirem".

Bolsonaro, que já foi classificado como um "grande amigo do povo e do governo de Israel" pelo embaixador Yossi Shelley, também é considerado um forte apoiador do país e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Em abril, Bolsonaro visitou o Muro das Lamentações, em Jerusalém, acompanhado de Netanyahu. Foi a primeira vez que um presidente brasileiro recebeu a companhia de uma autoridade israelense em visita ao local, considerado sagrado para a religião judaica.

Tradicionalmente, chefes de Estado visitam o Muro sem a presença de autoridades israelenses. É uma forma de manter à equidistância em relação ao conflito israelo-palestino. Isso porque o Muro das Lamentações está localizado no interior da Cidade Velha, parte oriental de Jerusalém, que é reivindicada pelos palestinos como capital de seu futuro Estado. Hoje, a região está sob ocupação de Israel.

A viagem de Bolsonaro ao país foi interpretada como a consolidação do alinhamento brasileiro ao país do Oriente Médio e à guinada da diplomacia nacional na região.