Bolsonaro diz que Israel é inspiração ao Brasil: 'Perto de nós, nada tem'
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que Israel é um "pequeno grande país" e uma inspiração. Ele ainda comparou os dois países e afirmou que, perto do Brasil, Israel "nada tem". A declaração foi dada durante solenidade de Ação de Graças no Palácio do Planalto.
Bolsonaro cumprimentava o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, quando fez o comentário: "Israel serve de inspiração. É um país que, perto de nós, nada tem, mas graças à fé, a coragem e a determinação de um povo, é um pequeno grande país. Obrigado por vocês existirem".
Bolsonaro, que já foi classificado como um "grande amigo do povo e do governo de Israel" pelo embaixador Yossi Shelley, também é considerado um forte apoiador do país e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Em abril, Bolsonaro visitou o Muro das Lamentações, em Jerusalém, acompanhado de Netanyahu. Foi a primeira vez que um presidente brasileiro recebeu a companhia de uma autoridade israelense em visita ao local, considerado sagrado para a religião judaica.
Tradicionalmente, chefes de Estado visitam o Muro sem a presença de autoridades israelenses. É uma forma de manter à equidistância em relação ao conflito israelo-palestino. Isso porque o Muro das Lamentações está localizado no interior da Cidade Velha, parte oriental de Jerusalém, que é reivindicada pelos palestinos como capital de seu futuro Estado. Hoje, a região está sob ocupação de Israel.
A viagem de Bolsonaro ao país foi interpretada como a consolidação do alinhamento brasileiro ao país do Oriente Médio e à guinada da diplomacia nacional na região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.