Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro quer que PF investigue Ruy Castro após texto contra Bolsonaro

Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pediu investigação após texto que sugere suicídio a Trump e Bolsonaro - Ueslei Marcelino
Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pediu investigação após texto que sugere suicídio a Trump e Bolsonaro Imagem: Ueslei Marcelino

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 16h13

Resumo da notícia

  • Texto do colunista gera repercussão ao sugerir a Trump e Bolsonaro que se suicidem, a exemplo de Getulio Vargas
  • Ministro da Justiça afirma que vai pedir investigação da PF sobre Castro e Ricardo Noblat, da "Veja", que compartilhou texto
  • Políticos apoiadores do presidente Bolsonaro foram às redes sociais pedir bloqueio dos jornalistas no Twitter

O ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou que solicitará a abertura de um inquérito policial contra dois jornalistas por instigação a suicídio. Embora Mendonça não cite expressamente o nome dos jornalistas, a mensagem é direcionada a Ruy Castro, colunista da Folha de S.Paulo, e Ricardo Noblat, da revista Veja.

Neste domingo (10), Ruy Castro publicou a coluna "Saída para Trump: matar-se", em que sugere que a única forma de o presidente norte-americano entrar para a história como herói é se matando, como fez o brasileiro Getúlio Vargas. "Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo", escreveu também o colunista.

Procurado pelo UOL, Ruy Castro respondeu ironizando comentários de Jair Bolsonaro durante a pandemia: "Não sou coveiro". Em nota, a Folha afirmou que, "como no caso de texto anterior de Hélio Schwartsman, que teve inquérito aberto pelo mesmo ministro e depois suspenso pelo STJ, o colunista emitiu uma opinião; pode-se criticá-la, mas não investigá-la".

O jornalista Ricardo Noblat republicou em sua conta no Twitter trechos do texto de Ruy Castro. Membros do governo Bolsonaro e apoiadores do presidente cobram que as redes sociais suspendam a conta do jornalista por discurso de ódio. A revista Veja, que hospeda coluna de Noblat, repudiou o post do colunista repercutindo o texto de Castro.

"Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países", afirmou o ministro da Justiça, também pelo Twitter.

O crime de instigação ao suicídio tem pena de seis meses a dois anos de reclusão, que pode ser dobrada se a ação for praticada pela internet.

Esta não é a primeira vez que Mendonça solicita a abertura de investigação criminal contra Noblat por comentários no Twitter contra o presidente Bolsonaro.

O ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (PT) rebateu Mendonça nas redes sociais. "Quantos anos de prisão o ministro da Justiça vai pedir para Bolsonaro por incitar as pessoas a não usarem máscara e não se vacinar?"