Topo

Esse conteúdo é antigo

Rodrigo Maia decreta luto de 3 dias na Câmara por causa da morte de Maguito

Rodrigo Maia (DEM-RJ) citou o filho de Maguito, Daniel - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Rodrigo Maia (DEM-RJ) citou o filho de Maguito, Daniel Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

13/01/2021 11h00Atualizada em 13/01/2021 12h26

A Câmara dos Deputados entrou em luto oficial de três dias por causa da morte de Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito de Goiânia. Essa informação do luto foi divulgada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que se manifestou nas redes sociais para lamentar o ocorrido.

"Dia triste pela partida precoce do amigo Maguito Vilela. Um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer. Determinei agora cedo três dias de luto oficial na Câmara dos Deputados. Meus sentimentos à família e um abraço forte e fraterno no seu filho Daniel Vilela, que certamente levará adiante a luta e a história do pai", escreveu Rodrigo Maia.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), publicou uma nota de pesar pela morte do prefeito eleito de Goiânia.

"Foram 45 anos de vida pública. Quase meio século de serviços prestados. Um grande brasileiro. Uma grande perda. Meus sinceros sentimentos à família, aos amigos, aos goianos e aos admiradores de Maguito por todo o Brasil", disse Alcolumbre.

Baleia Rossi (MDB-SP), aliado de Rodrigo Maia e candidato dele ao cargo de presidente da Câmara na próxima eleição, também elogiou Maguito.

"Maguito Vilela lutou com todas as suas forças pela vida. Mais uma vez foi um exemplo. Meus profundos sentimentos à família e aos amigos. Que Deus o receba e o tenha em bom lugar", escreveu Baleia Rossi.

Adversário de Baleia Rossi na eleição para presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) disse que recebeu a notícia com tristeza e, assim como Maia, citou o filho de Maguito.

"Recebo com tristeza e pesar o falecimento do prefeito, Maguito Vilela , que teve uma trajetória política importante. Um abraço em seu filho, meu amigo e colega Daniel Vilela, que assumiu bravamente a campanha do pai em um momento tão difícil. Meus sentimentos a todos", publicou Lira.

Daniel Vilela é presidente do MDB em Goiás e fez uma homenagem ao pai nas redes sociais. Ele descreveu Maguito como "maior exemplo e maior referência". A homenagem é acompanhada de uma foto em que Maguito parece de costas em uma fazenda em Jataí (GO), sua cidade natal.

"E hoje, infelizmente, o meu melhor amigo partiu", escreveu ele num trecho da postagem. "O meu impecável pai, Maguito, o maior exemplo e minha maior referência. Não consigo não ser egoísta nesse momento. Queria ele ainda por muitos anos com a gente. Nessas horas ficamos pensando se poderia ter sido diferente...Mas o que dizem - e eu concordo - é que para Deus tudo tem a sua hora, e a dele foi agora e da forma que precisava ser, ao lado dos seus filhos, e dizendo até breve. Descanse em paz! Obrigado, Deus, por me permitir amar e ser amado tanto pelo meu Pai!!", concluiu Daniel.

Diversos políticos, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), também se manifestaram sobre a morte de Maguito, com elogios ao prefeito eleito e lamentações pela perda.