Topo

Esse conteúdo é antigo

Temer diz que Dilma tinha 'honestidade ímpar' e caiu por pressão das ruas

Michel Temer assumiu a presidência após processo de impeachment contra Dilma Rousseff  - Amilcar Orfali/Getty Images
Michel Temer assumiu a presidência após processo de impeachment contra Dilma Rousseff Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 13h45

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse, em entrevista publicada hoje pela revista Veja, que Dilma Rousseff tinha uma "honestidade ímpar" e sofreu impeachment por causa da pressão das ruas.

Temer foi vice-presidente de Dilma de 2011 a 2016, quando assumiu a presidência com o processo sofrido pela petista. O emedebista é apontado por correligionários da ex-presidente como um dos responsáveis pelo impeachment por supostamente ter agido nos bastidores por sua queda.

"Ela cometeu crime no sentido institucional, com a questão das pedaladas, que levou à responsabilização política dela. Não cometeu crime no sentido penal. Às vezes se acusa a ex-presidente de uma eventual desonestidade. Convivi com ela, claro que muito decorativamente, mas devo dizer que é de uma honestidade ímpar", disse.

Temer ainda respondeu diretamente à alegação do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que também o acusou de ter conspirado contra Dilma. O ex-presidente citou a pressão de manifestações de rua como maior responsável pelo andamento do processo.

"O Eduardo, coitado, não foi o autor do impedimento, e nem eu. Ele teve de levar adiante alguns pedidos de impeachment, que, ao ver dele, eram inafastáveis. Quem derrubou a ex-presidente foram os milhões de pessoas que foram para a rua", disse.

Temer ainda disse que não pensa em retornar a algum cargo eletivo. "Nenhuma (chance de disputar algum cargo em eleições). Só se vierem aqui e disserem: 'Você vai ser entronizado presidente da República'. Mas isso é impossível e não é saudável", disse.