Topo

Esse conteúdo é antigo

Petista citado pelo Coaf, André Ceciliano é reeleito presidente da Alerj

André Ceciliano é reeleito presidente da Alerj - Rafael Wallace/Alerj
André Ceciliano é reeleito presidente da Alerj Imagem: Rafael Wallace/Alerj

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

02/02/2021 17h33

O deputado André Ceciliano (PT) foi reeleito presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) até 2023. Responsável por aprovar a abertura do processo de impeachment de Wilson Witzel (PSC) na sua gestão anterior, Ceciliano foi candidato único ao cargo e foi mantido no posto com 64 dos 70 votos, em sessão semi-presencial realizada na tarde de hoje. Três deputados foram contrários, dois se abstiveram, e uma deputada está licenciada.

Investigado por suposto esquema de "rachadinha" em seu gabinete, Ceciliano esteve entre os 21 deputados citados pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no relatório produzido em janeiro de 2018 que também mencionava o hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) —a partir daí, foram iniciadas as investigações do chamado "Caso Queiroz".

Apesar das movimentações consideradas "atípicas" por membros do seu gabinete, a investigação sobre Ceciliano se afastaram da suspeita de "rachadinha" no último mês. Por determinação da Justiça, as diligências da investigação foram enviadas para a primeira instância, o que tirou dele o foco. Ceciliano sempre negou irregularidades.

Antes mesmo do início da votação, a vitória dele por placar acachapante era considerada certa nos corredores da Alerj. Em seu mandato, Ceciliano soube agradar parlamentares que se mostravam insatisfeitos com Witzel. A abertura do processo de afastamento do governador, por exemplo, poderia ter sido tomada de forma monocrática. Ceciliano, no entanto, realizou uma votação simbólica e abriu espaço para que os parlamentares fizessem críticas ao hoje governador afastado.

Com bom trânsito em diversas alas da Alerj, ele é conhecido por reunir deputados de diferentes legendas em seu sítio na região serrana do Rio de Janeiro e, em mais de uma ocasião, interveio por projetos do interesse de deputados junto ao governador em exercício Cláudio Castro (PSC).

Com isso, até mesmo deputados declaradamente alinhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), declararam apoio ao petista. Ceciliano conseguiu unir votos de parlamentares do PSOL e do PSL. "Apesar de sempre ter feito críticas aos governos do PT, são inegáveis os avanços dessa Casa em sua gestão", disse em seu discurso o deputado Alexandre Knoploch (PSL).
Deputada pelo PSOL, Dani Monteiro também votou pela continuidade do trabalho do petista. "Em defesa da nossa democracia, em referência ao ano de 2020, tivemos um trabalho de defesa da saúde e meu voto é pelo presidente André Ceciliano", declarou.

Até mesmo Chiquinho da Mangueira, filiado ao PSC de Witzel, votou pela continuidade do petista no cargo. "Quero dar o meu voto a alguém por quem tenho respeito e gratidão. Principalmente a meu respeito. Você tem sido mais do que um amigo", declarou.

Presente à sessão, o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), enalteceu o político. "Sem ele seria impossível atravessar esse momento turbulento pelo qual o estado passa. Sinto-me à vontade de dizer que não sou um salvador da pátria, por isso quero frisar que a parceria com a Alerj será primordial para vencer os desafios que estão à frente", declarou.