Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado diz que Daniel Silveira avisou a colegas que sabia que seria preso

Deputado Daniel Silveira (foto) já teria aceitado a possível prisão, segundo Bibo - Plinio Xavier/Câmara dos Deputados
Deputado Daniel Silveira (foto) já teria aceitado a possível prisão, segundo Bibo Imagem: Plinio Xavier/Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL

19/02/2021 11h41Atualizada em 19/02/2021 12h22

O deputado federal Bibo Nunes (PSL) afirmou que o colega Daniel Silveira (PSL) disse a parlamentares que sabia que seria preso por causa de suas declarações contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Na terça-feira, ele gravou um vídeo fazendo ameaças contra três magistrados, principalmente Edson Fachin, e as falas levaram o ministro Alexandre de Moraes a decretar sua prisão, confirmada na quarta-feira pelo plenário do STF.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Nunes afirmou que Silveira sabia da provável consequência de suas ameaças a ministros do Supremo, mas que a situação chegou a um ponto que não era imaginado. Ele não explicou em que momento houve essa conversa com o colega

"Eu já pedi cassação de três ministros (do STF) e não tive retaliação alguma, porque fiz um pedido dentro da ética, argumentando e sem chamar ninguém disso ou daquilo. Tem maneiras de fazer. E ele tem esse estilo", afirmou Bibo em vídeo publicado no Facebook.

É um estilo dele, que ele não nega. Ele disse mesmo para nós: 'olha, eu vou ser preso, não tem problema, é meu estilo, tudo bem'. Mas só que o problema está sendo bem maior do que a gente imaginava. A situação não é nada fácil.
Bibo Nunes, sobre Daniel Silveira

Hoje, a Câmara dos Deputados votará se mantém ou derruba a prisão de Daniel Silveira. Bibo Nunes admitiu que é contrário à detenção do colega, mas disse que se vê em situação difícil, porque "a maioria dos deputados tem medo" e, por isso, é provável que Silveira seja suspenso e até cassado na Câmara, posteriormente.

O deputado afirmou que partidos de esquerda e o PSDB estão lutando pela manutenção da prisão de Silveira e admitiu que metade do PSL, partido dele e do colega, também defende punições.

Sem querer entrar no mérito das declarações de Silveira, que ameaçou ministros e defendeu o AI-5, ato mais violento da ditadura militar, Nunes limitou-se a argumentar que a prisão do colega foi ilegal.

"Não concordo com a prisão como foi feita. O STF não tem esse poder. Só pode ser preso um deputado em flagrante ou por crime inafiançável", argumentou Bibo, que também prometeu pedir a cassação do ministro Alexandre de Moraes por suposto abuso de autoridade e desrespeito com demais poderes.

"O STF não vai tomar conta do país. Os poderes têm que se respeitar, mas tem um poder que quer ser mais que os outros. É o Judiciário, através do STF.'