Topo

Boulos vira réu acusado por invasão ao tríplex em Guarujá

Lula foi condenado por esquema envolvendo tríplex, invadido por Boulos após prisão do ex-presidente - 24.jan.2018 - Nelson Antoine/UOL
Lula foi condenado por esquema envolvendo tríplex, invadido por Boulos após prisão do ex-presidente Imagem: 24.jan.2018 - Nelson Antoine/UOL

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

26/02/2021 10h13Atualizada em 03/03/2021 14h21

A Justiça Federal recebeu a denúncia contra Guilherme Boulos (PSOL) e mais duas pessoas acusados de invasão ao tríplex do Guarujá (SP). Agora, o político e coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) é réu por causa do ato, ocorrido em abril de 2018, como protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na época.

A decisão de receber a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) foi tomada pela juíza Lisa Taubemblatt, da 6ª Vara Federal de Santos (SP).

Em despacho publicado ontem (25), a magistrada disse que a acusação do MPF "veio acompanhada de peças informativas que demonstram a existência de justa causa para a persecução penal".

A magistrada deu dez dias para Boulos e os outros dois réus —Anderson Dalecio e Andreia Barbosa da Silva, ambos do MTST— oferecerem resposta à acusação por escrito.

Vídeo mostra a invasão do apartamento tríplex em abril de 2018

TV Folha

Segundo o MPF, eles teriam cometido o crime de "destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial ou convenção", como indica o artigo 346 do Código Penal. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão, mais multa.

Procurado, Boulos —que não esteve no imóvel no dia da invasão— disse, em nota, que a acusação "é a nova farsa do tríplex e a decisão de agora mostra, mais uma vez, a Justiça Federal sendo conivente com as atrocidades promovidas no âmbito da Lava Jato". Já os advogados do político disseram que "acompanham o caso consideram a denúncia absurda e afirmam que a decisão, por ser inconsistente, certamente será revista".

"Há certeza de que Boulos não praticou nenhum crime e também convicção da inocência dos militantes do MTST, já expressa na recusa, por reiteradas vezes, de ofertas de acordo do Ministério Público e no pedido de julgamento antecipado do caso —que não foi atendido", lembram. A reportagem ainda não localizou os defensores dos outros dois réus.

Uma quarta pessoa foi absolvida sumariamente porque conseguiu comprovar que não estava no Guarujá no dia da invasão ao tríplex.

invasão - 16.abr.2018 - Marcelo Justo/Folhapress - 16.abr.2018 - Marcelo Justo/Folhapress
Boulos esteve em ato em imóvel que, segundo o MPF, está ligado a esquema envolvendo Lula
Imagem: 16.abr.2018 - Marcelo Justo/Folhapress

Lula também foi alvo

A acusação do MPF, feita em janeiro do passado, também era contra Lula, mas a juíza negou a denúncia contra ele dias depois. O ex-presidente era acusado de ter incentivado Boulos a invadir o imóvel.

O tríplex é ponto central na primeira condenação de Lula em processos da Operação Lava Jato. O imóvel, segundo a acusação, seria um benefício ao ex-presidente em razão de esquemas de corrupção. Lula teve a condenação já confirmada pela segunda instância e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A defesa do petista, porém, nega as acusações e diz que ele é alvo de perseguição.

Em razão do processo, Lula foi preso há três anos —ele está solto em razão de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Com a condenação ainda válida, o petista está impedido de disputar eleições em razão da Lei da Ficha Limpa.

UOL visita tríplex no Guarujá (SP) que levou Lula a ser condenado

UOL Notícias