Deputado do PSL é condenado por dizer que PSOL tem ligação com narcotráfico
O desputado estadual Frederico D'Ávila (PSL-SP) foi condenado por ter publicado nas redes sociais que o PSOL tem ligações com o narcotráfico internacional. Ele foi processado por causa de tal afirmação e não conseguiu provar que é verdade.
Frederico publicou uma imagem no Instagram sobre uma discussão com a deputada estadual Monica Seixas (PSOL-SP). Na legenda ele escreveu que ela faz parte de um partido "que tem estreitas ligações com o narcotráfico internacional". Ele também respondeu a perguntas de seguidores, alegando que tinha como comprovar tal declaração.
O PSOL processou Frederico e disse ter sido alvo de publicações com conteúdo ofensivo e inverídico. Pediu indenização por danos morais, direito de resposta e retirada da publicação.
Frederico se defendeu na Justiça e disse que tinha as palavras e opiniões acobertadas pela imunidade parlamentar.
O juiz do caso, Helmer Augusto Toqueton Amaral, pediu para Frederico apresentar as provas citadas e recebeu três links. Helmer julgou que "nenhum destes links demonstra eventual envolvimento do PSOL com o tráfico de drogas".
Portanto Frederico foi condenado pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 8 mil e terá que suprimir as publicações em que cita essa suposta ligação do PSOL com o narcotráfico.
O PSOL também queria punição para Frederico por outras críticas, inclusive porque Monica foi chamada de "abortista", mas o juiz determinou que esse pedido é improcedente, porque trata-se apenas da opinião do parlamentar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.