Topo

Esse conteúdo é antigo

Em votação de 4 minutos, Câmara de Vitória aprova antecipação de feriados

Vitória, capital do Espírito Santo, terá um recesso de seis dias - Prefeitura de Vitória/Divulgação
Vitória, capital do Espírito Santo, terá um recesso de seis dias Imagem: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Matheus Brum

Colaboração para o UOL, em Vitória (ES)

27/03/2021 10h13

Resumo da notícia

  • Feriados de Nossa Senhora da Penha, Corpus Christi e aniversário de Vitória, serão antecipados, respectivamente, para 30 e 31 de março, e 1º de abril
  • Com a aprovação, projeto segue para a sanção do prefeito
  • Região Metropolitana da Grande Vitória é formada por sete municípios; não há barreiras físicas que dividem uma cidade da outra

Em uma votação de apenas quatro minutos, os vereadores de Vitória, capital do Espírito Santo, aprovaram um projeto de lei enviado pelo governo municipal que antecipa feriados na cidade. De acordo com o texto, os feriados de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e aniversário de Vitória (8 de setembro), serão antecipados, respectivamente, para os dias 30 e 31 de março, e 1º de abril. Desta forma, a capital capixaba terá um recesso de seis dias.

O projeto, encaminhado pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), foi aprovado por oito votos a um. As vereadoras de oposição, Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT), se abstiveram e justificaram que "faltou diálogo e construção" da proposta.

"A urgente necessidade de isolamento social, como medida preventiva e com a finalidade de desafogar os hospitais e unidades de saúde, nos faz antecipar feriados municipais em razão de medidas de combate à disseminação da pandemia do coronavírus", diz um trecho do projeto.

Com a aprovação do projeto, que segue para a sanção do prefeito, o governador Renato Casagrande (PSB) usou as redes sociais para informar que modificará o decreto estadual que estende a quarentena no estado. A ideia original era fechar padarias e supermercados aos feriados. Com o "super feriado" em Vitória, Casagrande resolveu suspender a medida para evitar aglomerações.

"Com a decisão do município de Vitória de antecipar feriados para os dias 30, 31/03 e 1/4 (Semana Santa), retiraremos do decreto da quarentena a proibição dos supermercados e padarias de abrirem nos feriados, para evitar corridas e aglomerações aos locais", afirmou o governador.

A Região Metropolitana da Grande Vitória é formada por sete municípios. Não há barreiras físicas que dividem uma cidade da outra. A antecipação dos feriados vale apenas para Vitória. Nas outras cidades não há previsão de criação do "super feriado".