Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja na íntegra o que foi dito na live de Bolsonaro hoje

29.abr.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante sua live semanal - Reprodução/YouTube
29.abr.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante sua live semanal Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2021 23h37

Boa noite 29 de abril, quinta-feira, 19h, Brasília. A minha esquerda Elizângela, intérprete de libras, e a direita uma personalidade nova, primeira vez que comparece nessa live, Marcelo Xavier. Ele é delegado da Polícia Federal e é presidente da Funai. À nossa frente tem aqui dois irmãos índios, eu to aqui com o Arnaldo da etnia Parecis, e também com o Jocélio, da etnia Xukuru.

A gente vai falar um pouquinho porque há interesse nosso, é dos próprios índios, é da Funai, que é a gente cada vez mais fazer com que nossos irmãos índios se integrem na sociedade. O que depender de mim, depende do parlamento, de muita coisa, muita coisa passa pela Funai, a gente tá conseguindo mexer. Uma terra indígena aqui, os nossos irmãos índios vão poder fazer, no que depender de mim, o que do lado o fazendeiro faz também. O fazendeiro pode plantar, pode plantar. Pode ter uma pequena central hidrelétrica, queremos que nossos irmãos índios também tenham. Posso abrir concessões para exploração mineral, faça a mesma coisa. Quer criar gado, crie gado. É isso que nós queremos.

O Marcelo Xavier da Funai vai falar alguma coisa sobre isso aí. Rapidamente umas notícias bem rápidas aqui pra gente começar conversar um pouco com a Funai, que é bastante importante, afinal de contas temos 14% do território brasileiro demarcado como terra indígena. 14% equivale a uma área do tamanho da região sudeste. Você pega São Paulo, Minas Gerais, Rio Janeiro e Espírito Santo. Então é uma área grande. Quando se fala por exemplo no nosso potencial de commodities, aquilo que produzimos no campo, então aí soja, trigo também, a gente vai mostrar trigo no Ceará. Arroz, feijão, erva-mate, turismo, artesanato, o Brasil tem um potencial enorme dentro desses 14%, essa área enorme dos nossos irmãos indígenas. E eles não podem continuar vivendo como pessoas sem liberdade dentro do seu território. Como se fosse viver isoladamente lá a vida toda. Inclusive se puder depois aqui o Jocelio ou o Arnaldo falar alguma coisa, que você vê, não há diferença entre nós. A esquerda quer manter uma diferença, um afastamento entre nós e os nossos irmãos índios.

Tá previsto, no final, daqui a poucas semanas, eu vou dar uma chegada em alguns pelotões de fronteiras do exército brasileiro, junto com comandantes do exército. Vamos dar uma olhada na região, potencializar alguma coisa. Porque onde tinha pelotão de fronteira no passado foi demarcado uma terra indígena e você não pode fazer nada ali. E nós queremos integrar o índio na sociedade. O índio quer integrar na sociedade, e nós não vamos fazer nada além daquilo que os nossos Irmãos índios queiram fazer. Caso não queiram fazer, não será feito. Mas tudo bem. Rapidamente aqui.
Lamentamos aqui, no último sábado, o falecimento do Levy Fidelix, do PRTB. Conheci Levy, foi candidato a presidente da república, tinha suas posições, era um conservador. Era uma pessoa realmente muito parecida comigo nos seus posicionamentos. Perdemos uma pessoa aí que vai deixar saudades em todos nós. Então nossos pêsames a toda família.

Hoje de madrugada um comboio de caminhões lá da CEAGESP em São Paulo cujo diretor presidente é o coronel Mello Araujo, já foi comandante da Rota, levando então segundo os dados aqui 200 toneladas de comida para o município de Araraquara. Chegou a informação que o prefeito pedia que não pudesse entrar por tal entrada, tinha que ser uma secundária, e nós entramos por onde tinha que entrar, porque é território livre, não existe dono de cidade aqui no Brasil. O pessoal entrou, não peguei o relatório final do Coronel Araújo, mas como toda certeza foi um sucesso essa entrada de alimentos. Agora por que isso? Isso foi feito também há duas semanas em Guaratinguetá. Porque em Guaratinguetá houve um fechamento do estado, uma cidade que vivia basicamente do turismo, deixou de ter, na cidade. O pessoal estava passando por necessidades, o prefeito fez um apelo pelas redes sociais, o coronel Araújo tomou conhecimento disso, fez o apelo junto ao superior da CEAGESP. Por que esse problema? Araraquara é diferente de Aparecida. Aparecida tem lá a peregrinação dos cristão

(áudio inaudível)
Tá aqui, olha. Sem provas, Bolsonaro atribui a perda de empregos a medidas restritivas. UOL, Sem provas, Bolsonaro atribui perda de empregos a medidas restritivas. De cada 10 empresas que fecharam no Brasil, 4 foram afetadas pela pandemia. Então essa empresa nossa não mente. O tempo todo é um conflito de informações que na verdade desinforma a população brasileira. Aqui também o Globo, eu falei dia 1º de abril, coincidência né, dia da mentira, mas foi verdade que eu falei. Mas o que a imprensa publica diz: sem provas, Bolsonaro diz que governador e prefeitos usaram recursos contra covid para pagar folha atrasada. A mesma empresa aqui, algumas semanas depois, verba federal ajuda a pagar custeio e 13o salário nos estados. Essa é a imprensa brasileira, certo? Mais aqui, não é novidade, infelizmente , tudo vem dessa política restritiva por parte de muitos governadores se alguns respeitos. 12 mil bares e restaurantes fecham na capital paulista durante a pandemia, diz associação. (Áudio inaudível)

Tendo em vista agora a CPI, essa notícia é de poucos dias, mas tendo em vista a CPI, já começa o seguinte: Governo Bolsonaro ignora TCU e não orientou estados e municípios sobre como aplicar verbas para combater a covid. Tá de brincadeira, né? Tinha que orientar? Que não era pra pagar folha, que não era pra desviar, não era pra comprar respirador em Marte, e não chegar? Agora tem que orientar prefeito e governador o que fazer com a verba para combater a covid? É o fim da picada realmente.

Marcelo Xavier

Nós estamos dando todo apoio para a comunidade de Parecis, lá eles plantam aproximadamente 18 mil hectares de grãos, o que equivale aproximadamente em renda 20 milhões ao ano. Lá não tem mortalidade infantil, índice alto, o IDH deles é altíssimo. De modo que a atividade do etnodesenvolvimento fixou a permanência deles na aldeia, e evitou a evasão para outros locais.

Bolsonaro

E eles tem como ampliar essas áreas plantadas lá? E equivale a quanto mais ou menos do território deles essa área plantada?

Marcelo

Presidente isso daí equivale a aproximadamente 2% da área e mais, e mais, ela se deu em locais que já estavam antropizados, ou seja, não houve desmatamento. Além do etnodesenvolvimento de grãos lá eles também fazem turismo. Tem também o artesanato, tem outros tipos de atividade. O importante é deixar bem claro que nesse momento de pandemia fizemos a distribuição de cesta básica por várias etnias. Lá não houve necessidade. Muito pelo contrário, eles deram 1.600 reais para cada índio mensalmente para passar a pandemia com conforto.

Bolsonaro

Arnaldo, você quer falar um minuto aqui? Você teria o que falar? Sabe o que falar? Vem cá então, Arnaldo, vou trazer um Parecis pra vocês aqui. Olha só pessoal, se eu não falo que ele é Parecis, tenho certeza que vocês não iam saber disso. Primeiro, quem é você?

Arnaldo

Sou Arnaldo, sou indígena da etnia Parecis, lá do município de Campo novo do Pareci. Não parece, mas sou indígena nascido e criado lá, falo a minha língua. E tô aí nessa luta.

Bolsonaro

Fala alguma coisa da sua língua, faz uma saudação, boa noite a todos da live.

Bolsonaro

Essa semana eu botei no facebook três matérias envolvendo etnias indígenas trabalhando no campo. Vocês querem continuar trabalhando no campo? Querem produzir mais? Na tua terra, você gostaria, tem rio na sua terra? Eu sei que é uma pergunta que eu nem devia fazer, tem rio. Tem condições de fazer uma pequena represa, para gerar energia da terra?
Arnaldo

As terras indígenas a maioria delas foram demarcadas estrategicamente com a maioria das riquezas que o país tem. É mineral, hídrico, o solo bom, potencial de madeira, todos os tipos de riqueza, a grande maioria hoje está dentro das terras indígenas. Por incrível que pareça somos as pessoas mais miseráveis desse país. Ainda morrem de desnutrição, coisa que não é mais aceitável. E o povo indígena, a cultura, ela é dinâmica, ela tá mudando. Hoje para nos manter, preservar nossa cultura, nós precisamos ter um desenvolvimento econômico, inclusive para poder permanecer dentro desse território que foram demarcados no passado. Grande parte da população indígena vê que trazer a qualidade de vida e dignidade ela só vai ser feito através de trabalho, geração de renda, para fixar o indígena lá dentro, pra ocupar essas áreas. Grande parte das terras indígenas onde a miséria toma conta, os indígenas inclusive saem da sua terra para ir peregrinar nas periferias da cidade. Coisa que é triste de se ver sendo que a terra indigena tem um potencial tão grande, e que é possível fazer isso mantendo um equilíbrio entre a questão social, tradicional do povo indigena, e a questão ambiental. Nós temos direito, e queremos que esse direito de trabalhar, produzir, de contribuir com o país seja respeitado.

Bolsonaro

Agora pessoas, presta atenção numa coisa aqui. Você vê a Europa, tão preocupada né, com o índio, com o Amazonas, com o desmatamento, com focos de incêndio. Preste atenção se há discriminaçao ou não. A Europa compra o que vocês produzem lá ou não?

Arnaldo

Não, nós produzimos grande quantidade de soja, de milho, feijão, porém essa nossa produção tem que ser comercializada de maneira clandestina, mesmo nós temos um termo de compromisso assinado pela Funai, pelo Ibama, pelo MP, pelo TCU, que reconhece nosso projeto, mas nossa produção não pode ser comercializada por causa de um tratado, não sei se é uma portaria, que proíbe as trades de comprar grãos oriundas de terras indígenas. Isso é um absurdo. Além de proibir nos de plantarmos a melhor genética desenvolvida no país, que são os transgênicos. Meu vizinho de estrada planta transgênico, e eu dentro tendo que desenvolver uma agricultura embora usando todas as tecnologias que tem, eu tenho que fazer uma agricultura primitiva, porque eu não posso usar as melhores genéticas que hoje o mercado dispõe.

Bolsonaro

Tá falando melhor que muita gente aí que tá na cidade grande, que diz que o índio tem que ser tratado e preservado da forma como veio ao mundo. Não é bem assim pessoal. E olha a discriminação do Europeu. Não compra o que eles produzem. Porque não quer ver o progresso deles.

Xavier

É verdade, presidente, eles têm uma dificuldade muito grande de acessibilidade a crédito de investimento, e há realmente esse preconceito na aquisição deles, as trading se recusam a adquirir porque alegam que a nível internacional isso mancha o nome. Na realidade eles são brasileiros como qualquer outro, e poderiam estar tendo a comercialização da safra deles. Outro problema que eles têm é a vedação do transgênico, do plantio de transgênico. Ora, se ele não planta o transgênico ele tem que aplicar muito mais defensivo na lavoura para impedir a incidência de pragas e doenças. O que acaba sendo muito mais prejudicial ao meio ambiente, enquanto o vizinho planta o transgênico. Eu acho até que é antizoonomico pra ele que está inserido no mercado comum como outro brasileiro qualquer.

Bolsonaro

Eu tô com um refrigerante aqui. Não vou falar a marca dele, mas a gente vê muita gente falando contra o transgênico tomando uma lata desse negócio. Ele sabe a fórmula disso? Sabe o que tá botando pra dentro do corpo? Eu tomo esse negócio aqui, não tem problema nenhum, não to fazendo compra não. Agora se mete na questão do transgênico. Hoje em dia a gente usa no diesel nosso aproximadamente 13% de biodiesel, que vem da soja. Algum problema, se for pra citar transgênico aqui para fazer o biodiesel, algum problema? Alguém vai achar que está errado isso? Agora a discriminação com o índio vem de fora. Agora a gente fala da europa, né, que é tão zelosa com o Brasil. Quanto da europa tem preservado de matas naturais? Eu não vou dizer aqui porque eu posso errar o numero, eu sei que é infinitamente menor do que a que temos no Brasil. Quanto por exemplo a Europa joga CO2 no ar? Qual a matriz energética da Europa? Da Alemanha por exemplo? Ninguém tem uma matriz mais limpa que a nossa. Eu vou falar aqui, números aproximados: Emissão de CO2, China 30%. EUA 15%. India 7. Brasil, menos de 3. Quem é mais patrulhado no mundo? China, Estados Unidos, Índia, Alemanha, ou o Brasil? O Brasil. E por que isso? é um jogo econômico. Somos um dos países que mais preserva a questão ambiental. E o que é triste é gente de dentro do próprio Brasil intubar essa narrativa, o tempo todo criticando o Brasil. Entra governo sai governo as críticas tão aqui de dentro pra fora. Agora, nós atrapalhamos realmente a economia de alguns países. Quando alguns falam, oh, cuidado com o que você tá falando, que tal país não pode importar commodities né, soja tua, não vai acontecer porque vocês precisam mais do que nós. Se não importarem mais soja nossa o preço da soja em outros países vai lá pra cima. Fica quase impossível esse país sobreviver com o preço da soja tão alto. Quem sabe até não seria bom criarmos a OPEP da Soja um dia, quem sabe? Tenha clima pra fazer a Opep da Soja viu Brasil. Eu sou daquele tempo dos anos 70, do choque do petróleo, eu lembro quando eu era garoto, tinha aí 15 anos de idade mais ou menos, o preço da gasolina era uma coisa insignificante. De repente, em dois momentos, o preço do petróleo foi lá pra cima. E até hoje lá em cima. Será que não podemos fazer a mesma coisa no tocante a certos commodities. Não sei, quem sabe.

Criamos aí, não criamos nem, o governo do Brasil não cria emprego, o governo cria emprego quando cria cargo de comissão ou então abre concurso público. Praticamente isso não existiu no corrente ano, mas agora em março o Brasil criou mais 184 mil vagas de trabalho. Janeiro e fevereiro se não me engano chegou a casa de 500 mil novas carteiras de trabalho. Isso vem das políticas que o governo adota, porque nós cada vez mais procuramos não interferir, não atrapalhar, quem queira produzir. Olhe lá atrás a lei de liberdade econômica, entre tantas outras. Olha os projetos que nós fizemos de auxílio à manutenção de emprego, como o Pronamp e o Bem. Isso tudo porque dadas as políticas de feche tudo, fique em casa, isolamento, isso aí causou desemprego no Brasil. Em especial junto aos informais, aquele cara que não tinha carteira de trabalho, mas sobrevivia. Esses perderam quase tudo. Teve uma massa muito grande de pessoas que estão sobrevivendo ainda ou de favor, ou sabe como pela graça de Deus, ou então de auxílios que existem por aí. Como nós aqui mais uma vez prorrogamos, por mais 4 meses, o auxílio emergencial.

Muita gente reclama, mas a média do auxílio emergencial, a média 250 reais. Sabe qual a média do Bolsa Família, 192. Então a média do auxílio emergencial é 250 reais. Então quem tá reclamando é porque não tinha o Bolsa Família. Melhorou? Melhorou. É pouco? Eu sei que é pouco. Mas um detalhe. Tem um deputado aqui do Amazonas, o Silas Câmara, tem mais algum deputado aqui, tem aqui o Major Vitor Hugo, tem o ministro Marcos Pontes, só no ano de 2020 o governo federal gastou 320 bilhões reais com auxilio emergencial. Isso equivale a 10 anos de Bolsa Família. Em um ano de auxílio emergencial nós gastamos o equivalente a 10 anos de bolsa família. Se for pegar 10 anos de Bolsa Família pega ali 1 ano meu, 2 do Temer, pega Dilma 6 anos e pega um pedacinho do Lula ainda. E tem gente que reclama do governo Federal. Ataca na internet, fala barbaridade.

O auxílio emergencial é um endividamento do estado. Se você começa a pegar muito emprestimo no banco ou junto ao agiota, vai chegar uma hora que o banco nao vai te emprestar mais, e o agiota vai pra cima de você. O Brasil é a mesma coisa. Se começar a se endividar mais, mais e mais complica nossa economia que já é complicada. Então esse auxílio emergencial, a gente apela aos senhores, excelentíssimos governadores, vocês que fecham comércio, que destroem milhões de empregos, poderiam fazer auxílio emergencial estadual. Bota mil reais até o fim do ano, já que me criticam, bota mil reais até o fim do ano. Em especial aos estados do nordeste, que fizeram caixa com o nosso recurso ano passado, e tem dinheiro pra dar um auxílio emergencial complementar ou até mil reais até o fim do ano, em vez de ficar criticando o governo federal, e continuar destruindo empregos.

O Governo Federal não fechou comercio, nao falou que todo mundo tinha que ficar em casa, eu falava, sempre falei, tem vídeo meu do ano passado, que as pessoas mais vulneráveis, que têm comorbidade, que tem idade, que tem excesso de peso, esse pessoal tem que tomar um cuidado especial. Se o vírus pega, complica a situação dele. Lamentamos as mortes, chegamos a um número enorme de mortes agora aqui, né. E uma coisa importante, faltou a assessoria colocar na minha frente, como eu não sou jornalista tenho que ver papéis na minha frente. Lá atrás eu falava, temos que enfrentar o vírus, porque infelizmente vai ficar pra sempre.

Bem, o que a OMS disse essa semana? Temos que conviver com o vírus, que vai levar anos talvez para o vírus ir embora. Não vai embora infelizmente, vamos ter que conviver com o vírus, até porque tá cada vez mais mudando, a gente espera que não haja uma terceira onda, a gente pede a Deus que não haja, mas temos que enfrentar. Porque se continuar a política do lockdown igual o prefeito de Araraquara, Aurélio, o tal petista lá, fica em casa fica em casa, vai levar a cidade à miséria.

Olha só pessoal, vou falar um pouquinho de ideologia: ninguém tem dúvida que destruiu empregos, ninguém tem dúvidas que acabaram com rendas, o informal não tinha emprego, tinha renda. Algum sindicalista defendeu aqueles que perderam emprego, perderam renda? Algum petista governador, petista prefeito, ficou preocupado com o empobrecimento da população? Não. Porque uma população na miséria é uma população que vai começar a depender cada vez mais do estado, que você sabe o que é isso, e até a tendência é dar um voto pra quem da muleta pra ele. Eu gostaria que não tivesse isso tudo. Estamos fazendo isso não por voto, mas para poder atender a população que perdeu tudo. Agora para esses governadores, para esses prefeitos, em especial de esquerda, sei que tem alguns também de centro ali, que fazem a mesma política. O empobrecimento da população leva a exatamente isso. Uma política futura levada para o socialismo, para o comunismo. Isso não pode acontecer em nosso Brasil.

Xavier

Só em cestas básicas para as terras indígenas o governo federal já se aproxima da distribuição de 600 mil cestas básicas. Isso dá aproximadamente 13 mil toneladas de alimentos. É uma grande quantidade, já atendemos mais de 200 mil famílias indígenas, de modo que o governo federal tá chegando muito forte dentro das aldeias. A Funai já gastou também aproximadamente 45 milhões em ações preventivas para conter o vírus, para não deixar que os indígenas se contaminem. De modo que acho presidente que há muita fake news, muita demagogia, e as pessoas não se não ao trabalho de consultar sequer as informações verídicas que estão no site da Funai.

Bolsonaro

Você pode ver também a questão de uns 10 dias, o coronel Mello Araújo, que é o diretor presidente da CEAGESP, levou também mantimentos para uma etnia que vive na grande SP. Eles viviam do que? De vender artesanato. O que foi feito em São Paulo? Fecha tudo. De forma irresponsável. O índio que se exploda, o índio. Isso que passa na cabeça daquele, do ditadorzinho lá de São Paulo. E o pessoal tá passando necessidade. Quem foi socorrer? Foi lá o coronel Mello Araújo, que é respeitado dentro da CEAGESP, que diferencia a CEAGESP do passado hein pessoal. Era só baderna, roubalheira, corrupção, descaso, prostituição, droga, tudo que não prestava era dentro do CEAGESP. E era administrado por um grupo político em SP, tá certo. Mudou isso aí, e hoje ele, na medida do possível, goza de um prestígio, consideração dentro da CEAGESP, os permissionários tem doado comida e tem atendido as pessoas. Inclusive tivemos há poucos meses ela, tem lá um ônibus da Caixa Econômica Federal. Espero que logo tenha uma agência aí, realmente num imovel dentro da CEAGESP para melhor atender o povo lá.

Quinta-feira última desembarcou no Brasil aqui 14 carretas de transporte de oxigênio. A gente continua trabalhando a todo vapor. Não estamos preocupados com essa CPI. Nós não estamos preocupados. Num primeiro momento é para investigar omissões e ações do governo, nem tinha fato definido. Acabou aquele ministro do supremo determinando aí ao Senado que abrisse a CPI. Depois da CPI foi feita uma coleta de assinaturas para uma nova CPI, tiveram até mais assinaturas que a primeira, para investigar também os recursos mandados pelo presidente, pelo governo federal, para estados e municípios.


No próximo dia 7 vamos estar na interminável ponte do Abunã, entre Acre e Rondônia. Então o senador Bittar nos convidou, tô indo lá com o Tarcísio, logicamente nós convidamos também as bancadas do Acre e de Rondônia, bancada que tem nos ajudado em grande parte a concluir obras ou fazer outras obras, e vamos fazer lá esse evento da inauguração da interminável ponte do Abunã. Aqui entre Acre e Rondônia. Vai pra onde? Essa ponte serve pra levar pra onde também?

Deputado Bittar

Transoceânica, vai lá pro Peru.

Bolsonaro

Transoceânica, vai lá pro Peru também, é uma ideia nossa. Realmente uma saída pelo Pacifico aqui. o senador Bittar tá trabalhando muito nessa obra aqui afinal de contas ele foi o senador do orçamento ultimo. Então a ponte vai estar terminada se Deus quiser no próximo dia 7.


Bolsonaro

Ta aqui o trabalho da Damares aqui. Pouca gente conhecia a região de Marajó, eu mesmo não conhecia, fui lá no final do ano passado, fui lá conhecer como vivia aquele povo. Só sabia na escola o que que era, sabia ali por exemplo o tamanho da Ilha de Marajo, são 16 municípios, é um grande arquipélago, com 2.500 ilhas ou ilhotas, pega 8 municípios com um dos menores IDH do Brasil. Então a Damares lançou o programa lá, Abraça Marajó, e agora foi liberado recurso de 400 milhões de reais que vai levar energia para 3 cidades. Vamos lá, 3 cidades: Portel, Melgaço, Curralinho. Vamos trazer aqui o Jocélio, chega aqui Jocelio, faz favor. Jocelio fala quem é você, tua etnia

Jocelio

Pois é, meu nome é Jocelio, sou indígena. Quero ser bem breve aqui, quero parabenizar aqui o presidente da Funai, ele só esqueceu de falar as barreiras sanitárias que estão sendo feitas.

Xavier

É porque ele é servidor da Funai, então ele conhece, são mais de 300 em todo Brasil. E ele compõe algumas barreiras de vez em quando.

Jocelio

Eu sou nordestino, hoje lá são 5 povos na minha região, lá em Alagoas, divisa com a Bahia e Pernambuco. Só queria deixar bem claro aqui pra esse pessoal que é preparado pra mentir.

(Áudio inaudível)
Passa essa pandemia e vê que o Brasil tem um potencial muito grande. E nos indígenas que temos nosso território, nosso parente Parici deixou bem claro, 2% do seu território deixou nosso parente que convivia dentro da aldeia na miséria, e hoje eles tem o maior prazer de dizer que hoje tem 80 indígenas na universidade custeada por eles.

Xavier

O que é importante falar, presidente, é o seguinte. Os indígenas precisam ter dignidade. Não basta ter quase 14% do território nacional com 1 milhão de índios e o pior IDH. Tem alguma coisa que tá muito errada nisso. Eu tenho exemplos, presidente, lá por exemplo dos cinta larga, eles pegaram 60 toneladas de castanha ano passado. Os Paumari lá no Amazonas foram capturados lá de tanques que eles têm dentro das áreas deles lá, 32 toneladas de peixe. Gerou de renda para etnia 230 mil reais. Tamo iniciando um projeto agora lá nos Kariri, 70 hectares de arroz. Eles fazem a colheita, fazem o plantio, fazem a limpeza do arroz, tudo eles. Xavantes também, a mesma coisa, 50 hectares de arroz agora.

Bolsonaro

É pouca coisa, mas é um início. Cada hectare é mais ou menos um campo de futebol.

Xavier

O que que acontece. A gente entende que imediatamente com isso nós levamos a garantia da segurança alimentar pras aldeias. E num futuro muito próximo eles vão poder comercializar o excedente da safra, e gerar renda pra etnia. O que é a solução.

Bolsonaro

Quando você fala em castanha, entre outras coisas, o que é colhido de forma artesanal, o que é duro é que o pessoal rala lá e vai ser beneficiado, vai agregar valor num grande centro. A ideia é num futuro levar pra lá isso daí. É igual por exemplo, o pessoal se gaba, ah o Brasil está exportando tanto ai de minérios. Pessoal, o que a gente espera, trabalha pra isso, não é fácil, porque tem contratos feitos, que esses minérios ganhem valor no Brasil. Não adianta você mandar um navio de minérios pra fora e receber uma canoa de laptops. Isso é completamente, isso é irracional. Até porque esses bens um dia vão acabar, um dia vai acabar certas coisas que nós temos aqui. Igual a questão do nióbio, o pessoal acha que eu tenho de imediato, eu não tô cumprindo compromisso de campanha.


Marcos Pontes

Nós temos agora o lançamento do laboratório de grafeno, nióbio e terras raras, o nióbio também faz parte de uma liga para supercondutores. Isso com nióbio estanho, nióbio estanho, nióbio titânio. Ou seja, a ideia é utilizar o nióbio em ligas que possam favorecer tanto na parte elétrica como em muitas outras, como fio para alta temperatura, a gente tem desenvolvido essas pesquisas e a indústria no brasil.

Bolsonaro

A super bateria de nióbio e grafeno sai da prancheta quando?

Marcos Pontes

Na verdade ela já existe. Essa é uma bateria desenvolvida por um pesquisador brasileiro, isso é interessante falar. Essa tecnologia a gente tá buscando trazer pra cá pro Brasil, ela trabalha com (problema no audio)

Bolsonaro

Eu falei na campanha, meu sonho ainda, entregando isso in natura pros outros. O Brasil não tem um quilo de nióbio guardado de forma estratégica. Tem paises que compra da gente e ta guardando de forma estratégica. Uns 50 países mais ou menos compram nióbio de Araxá. Quando eu tive no Japão há dois anos eu comprei uma bijuteria de nióbio. Uma correntinha, foi mil reais ou mil dólares? Eu paguei em uma correntinha fininha de nióbio mil dólares. Ainda paguei o imposto para evitar aqui o pessoal, ah cadê a nota, imposto da receita. Eu peguei não é pra usar, tá guardado aqui que de vez em quando eu mostro. Tem na minha mesa lá. Depois eu mostro pessoal. Você pega ai, eu não sei quanto ta a tonelada de nióbio, mas meia dúzia de correntinha vale mais que uma tonelada de nióbio. Isso é pra? eu nao quero falar um palavrao aqui porque eu sou uma pessoa bastante educada e nao falo palavrões, mas isso é pra idiota. É pra idiota isso daí. Se só nós temos, por que a gente vai entregar nesse preço que tá aí? Vamos fazer uma correlação de preço sobre o petróleo, quantidade de nióbio no mundo e quantidade de petróleo no mundo, tá entregando esse negócio. Temos feito alguma coisa, um assunto que tratei com o governador Zema, tratei com o BNDES, a questão do nióbio de Araxá, e estamos fazendo o possível aqui pra chegar a um bom termo. Ta aí o Marcos Pontes ralando, foi cortado, não vai chorar Marcão, foi cortado orçamento dele também. Um país sem tecnologia está condenado a ser escravizado por quem tem tecnologia. Fazemos o possível nessa área, alguns querem que seja de uma hora pra outra. Não dá porque não dá tempo. Não da de uma hora pra outra. Apesar de meu nome ser Messias não dá pra fazer milagre não.

Pergunta 1

Boa noite ao presidente da Funai Marcelo Xavier, eu pergunto ao presidente da Funai como vai a vacinação dos indígenas, todos já foram vacinados ou ainda não?

Xavier

Agradeço a pergunta Augusto. A vacinação é controlada pela Sesai. A saúde indígena é a Sesai que desempenha o papel. A Funai apenas monitora as ações da saúde indigena. Até onde eu sei anda muito bem. Já tomaram se eu não me engano a segunda dose 60% e a primeira dose 80%. Mas já há comunidades em que 99% dos indígenas já foram vacinados, como por exemplo os Bakairi em Mato Grosso. Esses dados a Sesai tem, a saúde indígena é tratada com eles, Ministério da Saúde.

Bolsonaro

O total de índios no Brasil é de um milhão

Xavier

Aproximadamente 1 milhão de índios

Bolsonaro

E nós aqui já chegamos por três ou quatro dias seguidos vacinar 1 milhão de pessoas. Então a gente tá indo muito bem junto aos índios. Agora há um cuidado enorme no tocante à vacinação. Não é como alguns acham, vamos lá vacinar, eles estão no Brasil todo. São 8 milhões e meio de km2. Não é fácil, é um trabalho muito bem feito também, com apoio do exército Brasileiro

Xavier

A logística para fazer a vacina e levar até esses locais mais longínquos é muito difícil. Então é bastante trabalhoso vacinar os indígenas mas ta sendo muito bem feito


Bolsonaro


Eu não sei como se chama isso aqui, como chama isso aqui, um pingente. Pingente. Nióbio. Isso foi aproximadamente 200 dolares, vamos arredondar os números ai. 200 dólares, mil e poucos reais. E o pessoal compra. Então 10 desse aqui, não sei quanto ta a tonelada de nióbio, mas da pra gente fazer as contas ai, quantos desse aqui equivale a uma tonelada de nióbio. Uma coisa importante, confesso que eu não sabia, quando falei da correntinha, claro que a corrente de ouro achei mais bonita do que a de nióbio, que tem as cores azul, amarelo também, algumas mais avermelhadas. Eu falei porque a bijuteria, a correntinha de nióbio e não de ouro. E ele falou que tem gente que tem alergia a ouro. E não se tem alergia a nióbio. Então eu queria ser deputado para fazer uma brincadeira aqui, mas não vou fazer. A questão da alergia ao ouro e a alergia ao nióbio é engraçado. Mas todos, Folha, Globo, UOL, escalam alguém pra ficar me ouvindo aqui. Pessoal fica chateado, ficar ouvindo esse cara chato pra caramba, melhor ouvir um chato do que um mentiroso no dia seguinte. Mas o pessoal fica esperando um furinho meu aqui. Então tenho vontade de fazer uma brincadeira no tocante ao ouro, algumas pessoas são alérgicas ao ouro. Você é alérgico ao ouro? Tem alguém alérgico ao ouro aí? Mas não existem pessoas alérgicas ao nióbio.


Xavier

Acho que a primeira pessoa que tem que responder essa pergunta são os próprios indígenas. É possível você ter consenso em tudo. Mas acho que é possível essa convergência de que a mineração pode ser a solução para terras indígenas, porque hoje o que é visto e o que é feito lá é feito de forma escondida. De forma, a concentração de renda fica na mão de uma só liderança. Quando nós formos legalizar essa atividade certamente outros órgãos participarão, IBAMA, Funai, PF, DNPM, e certamente haverá divisão equânime dentro da aldeia, o que vai evitar inclusive a dissidência e briga interna. Isso é muito importante para a gente deixar claro. Acho que a transparência é a solução para o problema. Com relação ao plantio em larga escala, eu acho que hoje isso, a experiência dos Parecis, é algo a ser implantado por todo o Brasil. Pequenas porções dos territórios, 2% da área, geram aproximadamente 20 milhões de renda ao ano. Acho que esse é o exemplo para todo Brasil.

Bolsonaro

Eu tenho um amigo meu lá em Roraima, um tal de Deilson, conheço ele há muito tempo, e ele me convidou e eu pretendo um dia dar uma chegada no Vale do Rio Cotingo.Dentro de uma reserva indígena em Roraima. Então é aproximadamente ta. Tem uma área de 12 km, um rio perene, com uma queda de aproximadamente 60 metros no total. Isso dá pra ter energia elétrica limpa para Roraima e para uma área, vou calcular aqui, num círculo de mil quilômetros. Então é a solução. Se a gente chegar num bom termo com os índios de lá, vai demorar um pouco, não vai ser rápido isso, a gente pode fazer ali tirar energia elétrica dos rios limpa, podemos pagar royalties pros índios, e vamos atender o problema de energia de Roraima. Estamos brigando, porque, o que é brigando, estamos tentando há um tempão, toda hora chega, vai acontecer e dá um passo atrás. Que é o Linhão de Tucuruí. Levar energia elétrica ali pro estado de Roraima, basicamente Boa Vista, a capital. Que hoje em dia a gente gasta mais de 1 bilhão por ano de energia subsidiada de termoelétrica. Queremos esse Linhão, agora vocês podem reparar. O pessoal ambientalista não reclama da termelétrica consumir parece que 1 milhão de litros.

Xavier

Um bi ao ano só de óleo diesel

Bolsonaro

Fora a manutenção. Então dá mais de 1 bi de despesa por ano. 1 milhão de litros de litros de óleo diesel queimados por dia. Os ambientalistas não falam nada. Não falam nada porque interessa para eles né. Porque eles são contra, grande parte deles, pra não cometer uma injustiça, são conta que vocês passem uma linha por cima

Xavier

Margeando a BR. Que já ta la. A BR já existe. Inclusive os indígenas vão se beneficiar dessa obra, com certeza. São todos Brasileiros.

Bolsonaro

Então olha só a dificuldade. Nossos irmãos índios podiam ganhar um dinheiro em cima dele, acabaria com a história do correntão, pessoal cobra o pedágio lá, que há 18 anos não pode ninguém passar por lá. É uma confusão danada. Todo mundo perde com isso. Perde o Brasil, perde os nossos amigos de Roraima, cumprimentou aqui nosso amigo Deilson no sentido de buscar solução para isso. Perde os índios. Perde o Brasil.

Xavier

Eu acho que quem tem que dizer o modelo dentro da terra indígena a ser implementado são os próprios indígenas. Temos exemplo de artesanato em terras indígenas, temos modelo de turismo ecológico em terras indígenas, tem a agricultura artesanal também deles, as roças de produtos e essenciais para fazer medicamento, eles são coletores por natureza, o que permite também a coleta do pequi, do murici, de essências naturais dali de dentro da floresta, e que servem pra ser comercializados junto a grandes empresas até nao vou citar os nomes aqui, mas acho que a grande dificuldade que temos hoje é essa grande potencialidade das terras indígenas, mas a dificuldade de inserção e comercialização desses produtos no mercado. Eu gostaria muito que a castanha por exemplo dos cintas largas que tem um valor agregado muito grande, pudesse ser comercializado com uma grande rede de supermercado. ou que pudéssemos ter aí uma soja orgânica, como era o caso dos Parecis, que estão implantando a soja preta recentemente que tem um valor proteico muito alto, de modo que há uma potencialidade muito grande, há a possibilidade de compatibilizar isso tudo, e quem tem que dizer o modelo que pretende implementar é o próprio indigena. Acho inclusive presidente que o índio não deixa de ser índio porque ele busca melhores condições de vida. Ele continua sendo índio. E ele tem que ser protagonista dessa história. Chega de intermediários que no passado só lucraram com a visão do índio.


Bolsonaro

Como é que é a extração de diamante lá na reserva Roosevelt, conta pra gente, sabe alguma coisa? Pessoal dos pingos nos is aqui, se quiser fazer uma pergunta extra pode fazer, essa proteção de índio é uma mentira. Sai do meu entender ouro e diamante endoidado de la. E mantendo o índio nessa situação de não evoluir, não prosperar, o pessoal continua mantendo a mão. Vou falar de ouro não, vou falar de diamante na reserva Roosevelt.

Xavier

Vou falar como presidente da Funai e como delegado de PF que conhece o tema. A usurpação do patrimônio da união continua ocorrendo. Há a concentração de renda na mão de 2, 3 indígenas, isso gera briga dentro da aldeia. Só meia dúzia que se dá bem e esse recurso vai parar sabe onde? Lá fora. Vou citar um exemplo de uma operação em Juína que aconteceu alguns anos atrás. A PF deflagrou a operação e tinha uma bolsa de diamantes de Juína, tirada dos cintas largas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, com ramificações na Europa. Para onde os diamantes eram levados, isso uma operação da Polícia Federal. De modo que nós entendemos que a melhor solução para esse problema é dar transparência ao processo e ouvir os indígenas. Acho que o PL 191 ta na Câmara dos Deputados, acho que é a grande chance daquela casa botar em pauta, e fazer a discussão junto às comissões


Bolsonaro

Como é que nós conseguimos diminuir a invasão de terras no Brasil? Cortando dinheiro federal para ONG. Diminui. Se bem que eles estão bastante organizados em Rondônia. Há um grupo de aproximadamente 3 mil que pertencem a um grupo guerrilheiro, que já foi além do MST, que estão se organizando por lá. Então temos novidades no tocante a isso, mas vamos deixar pra depois. ONG, vamos lá Xavier.

Xavier

Primeiro que estamos aliviando o intermediário que é a ONG, e tocando os projetos junto aos parceiros. Nós confiamos muito que é possível implementar as atividades agro-pastoris para levar dignidade aos indígenas junto com parcerias. fizemos agora a Iene número 1 junto com o Ibama e com a Funai que inclusive permite a constituição de pessoa jurídica com indígena e não indígenas desde que a majoritariedade do capital seja indígena. De modo que, só um exemplo aqui que eu vou te dar, da época da CPI Funai e Incra, que eu trabalhei nela. O dono de uma ONG tinha um filho que era diretor da Funai. E esse filho diretor da Funai ocupava a função estratégica de demarcação de áreas lá. Quando nós quebramos o sigilo dessa ONG, dinheiro internacional entra a rodo. E a quebra do sigilo inclusive foi referendada pelo ministro Luiz Fux à época. e essa mesma ONG que tinha dentro do seus quadros que fazia demarcação cujo filho dava aval dentro da Funai, também tinha uma empresa, que fazia os planos básicos ambientais para licenciamento de obras que passavam em terras indígenas. Algo milionário que movimentou muito dinheiro, e nós quando chegamos na Funai cortamos tudo. Agora essas ONGs não tem mais vez na Funai não. Nós tratamos esses casos dentro da Funai como casos de polícia inclusive. Porque o fracasso da política indigenista do passado é justamente por terem metido a mão. O dinheiro não chegou nas aldeias , porque se tivesse chegado não tava nesse caso que ta hoje

Bolsonaro

Sai muito ouro do Brasil das reservas indígenas?

Xavier

Muito, com certeza. Não há como mensurar e como esconder. Vou dar um exemplo. Mato Grosso, fizeram uma operação dentro do garimpo, foi no primeiro semestre do ano passado, no segundo semestre do ano passado, no primeiro semestre deste ano, e pode ter certeza que vai ter uma nova operação no segundo semestre desse ano novamente. Existe uma cadeia que fomenta essa atividade. Enquanto as operações de inteligência não forem feitas para desarticular toda a quadrilha, quem faz a receptação desse produto, quem fornece o maquinário, o combustível para exploração dessa atividade, nós vamos conseguir resolver. Vai ficar enxugando gelo.

Bolsonaro

Eu tenho dois dias, agora nas próximas semanas, estarei com o comandante do exército na região norte do Brasil. Vamos visitar pelotões de fronteira, esse exército tem informações, logicamente alguma coisa eu tenho, mas vamos conversar com indígenas. Pretendo, se nao dessa vez, num aproxima, com helicóptero, obviamente, aterrizar no garimpo, nós não vamos prender ninguém, não vai ser uma operação pra ir atrás de garimpo irregular, e quero conversar com o pessoal como eles vivem lá. Para começarmos a ter uma noção de quanto sai de ouro. Qual a minha ideia? Logicamente a gente tem que legalizar a extração, o garimpo de ouro, tem que legalizar. Uma vez legalizando gostaria eu de ter junto ao pelotão de fronteira um posto ali da Caixa Econômica Federal pra gente comprar o ouro

Xavier

No valor justo né. Porque eles recebem uma miséria

Bolsonaro

Se você perguntar se o Banco Central tem uma reserva de ouro no Brasil, eu não vou responder porque isso é uma questão aí de segurança até, mas o Brasil tem que ter uma reserva no tocante a isso aí. Mesma coisa, eu não sei quanto se alguém souber me diga, uma pedra bruta de diamante, você tira da reserva Roosevelt, depois de lapidada na Europa, quanto ela vale. Eu desconheço se existe muito ourive no Brasil ou muito. Quantas pessoas habilitadas para fazer a lapidação de pedra que praticamente não existe no Brasil, vai tudo in natura embora, é uma riqueza incalculável que vai acabar um dia. Eu pergunto pra juventude que está nos ouvindo. Tem coisa que vai acabar daqui a 20, 30, 50, ou 60 anos. Eu to com 66, já tô mais pra lá do que pra cá. Se eu viver mais 10 anos dou graças a Deus. Agora vocês vão ficar aqui, o Brasil vai viver do que na tua época? Já que isso vai deixar de existir. Vai ter buraco no Brasil, nossa riqueza vai toda embora, você vai viver do que? Um país sem tecnologia, um país onde não se investe em educação, investir em educação não é dinheiro não, alguns acham que é grana, não é grana apenas não, é realmente em currículo, conhecimento, não tem. Existe, não sei se vocês sabiam, mais de 200 escolas no Brasil dos sem terrinha. Financiado pelos estados, governadores de esquerda, que treinam militantes, que hasteiam a bandeira todo dia, vermelha, e cantam a interação socialista. Se você falar verde e amarelo você vai apanhar dentro da escola.

E isso, já começamos a mudar alguma coisa. Se eu pudesse eu acabaria com essa escola de sem terrinha, mas é verba do governo do estado, em especial os estados mais pobres do Brasil. Vocês já repararam que quanto mais pobre o Brasil, maior o número de parlamentares do PT, PCdoB, do PSOL existem? O pessoal fala muito, o sudeste é muito rico, concordo. Região mais rica do Brasil. Agora façam um levantamento. Quantos vereadores tem? Tá certo? E façam o devido cálculo pra você ver que proporcionalmente quanto mais pobre o estado mais vereadores, deputados estaduais, federais, têm do PT, PCdoB, PSOl, Rede, Cidadania. É uma realidade isso ai. Um colega outro dia falou pra mim. Como eu sei se aquele município é bom pra fazer negócio ou não? Eu procuro saber quantos vereadores de esquerda tem naquele município. Se tem muito vereador de esquerda é sinal que o município não é bom para você fazer negócio.


Bolsonaro

Diamantes brutos, eu peguei a matéria aqui. Diamantes brutos, acredite, 40 centavos de dólares, vamos arredondar, 2 reais e pouco, um xibiu, a 2900 dólares por quilate. O quilate se não me engano são 0,205 gramas se não me engano. De acordo com o tamanho da pedra valoriza mais ou menos. E os lapidados vão de 70 dólares a 62 mil dólares, então multiplica aqui em torno de 6x mais caro. Então essa é a realidade. Vai faltar um dia, não vai ter mais. E muitas vezes o'cara de cidade branco, ah, o índio, tem que devolver o Brasil pra eles, tem que deixar ele viver da própria natureza. Não é isso pessoal. É um ser humano exatamente igual a eu e você. Ta aqui os dois garotos aqui. Falam português melhor que muita gente que tá na nona série do ensino primário.

O bestalhão que não sabe nem a tabuada e fica falando besteira, ou aquele que tá fazendo faculdade, mas o combustível da faculdade é outro. Sabe qual é é que é, não sabe nada. Fica falando besteira o tempo todo. Se nós não investirmos em agregar valor a aquilo que nós temos, cercar, evitar que isso saia, deixar de fazer demagogia no Brasil, integrar o índio à sociedade, de modo que todos naquela comunidade seja beneficiado e não meia dúzia. Nós podemos mudar o ensino do Brasil. Depende de cada um de vocês. E mais, deixar bem claro hein, tem eleições ano que vem, nao to falando que vou disputar ou não vou, mas é a hora de você se preparar para ajudar a mudar o destino do Brasil. Você pode mudar o destino do Brasil se você trabalhar corretamente.

Estamos empenhados, estamos buscando aqui, tive contato com liderança da Câmara e do Senado, para nós aqui ver se aprovamos até setembro o voto auditável, por ocasião das eleições no ano que vem. Que é o voto auditável, você vota, o voto é impresso num papel, você concorda, aperta um botão, e aquele papel que nao passa pela tua mão e cai dentro da urna. E acabar as eleições, que nós precisamos também, que o TSE não faz, acabou as eleições e o TSE tem que disponibilizar no site, todas as seções do Brasil. Eu que voto lá na escola Rosa Alves da Fonseca lá na Vila Militar no Rio de Janeiro, eu tenho que votar, ta aqui em Brasília, aqui às 20h, quero ver a tripa que alguém que ficou lá tirou a fotografia, mandou pra mim por WhatsApp, quero acessar ali, entrar no site do TSE, o TSE tem o dever de fazer isso, e quero saber se bate a fita do TSE com a fita que foi fixada de papel que foi fixada la na parede. Isso já é um avanço enorme no Brasil. E não custa nada. E o TSE sonega essa informação, não quero aqui culpar os ministros do TSE, mas o TSE como instituição sonega isso aí. Deixar bem claro que a lei diz que a apuração é pública.

O voto é secreto, mas a apuração é pública E ponto final. Nós devemos ter a certeza que se eu votar no João o voto vai pro João e ponto final. É isso que nós queremos. Então essa semana deve ser instalada a comissão na Câmara para analisar o voto impresso, a PEC da deputada Bia Kicis aqui de Brasília, que é presidente da CCJ e nós possamos levar pro plenário, e gente espera que os plenários da Câmara e do Senado aprove isso aí pra gente acabar com a dúvida do tocante se há fraude ou nao por ocasião das eleições.

Xavier, alguma coisa a mais? Alguém quer falar alguma coisa aí? Pessoal então muito obrigado, até quinta-feira que vem se Deus quiser, e não é minha essa frase não, vou adaptar, não pergunte o que eu posso fazer pelo Brasil, pergunte a você mesmo o que você pode fazer pelo Brasil. Nós podemos mudar o Brasil. E você tente convencer seu vizinho, seu amigo, seu colega da escola a mostrar a realidade pra ele.

Quando eu falo em socialismo, alguém conhece algum empresário socialista? Se o socialismo é tão bom assim porque não tem empresário socialista? Fale de dividir renda. O teu colega que fala de dividir renda, pergunta pra ele, você tem 2 carros, tem 2 carros, porque não dá pra outro colega ali que que nao tem anda, ta morando debaixo da ponte. Começa a questionar para gente mudar isso aqui. Se a gente enveredar para esse regime nefasto, como entrou a Venezuela, como lamentavelmente outro país mais ao sul você sabe aqui tá com problema, a gente não tem como sonhar com dias melhores. E temos tudo pra sermos uma grande nação. Mas tem que investir.

O Marcos Pontes, você fala em eleições né, pega os meus ministros, as minhas indicações que eu fiz também pra outro órgãos. E compare com governos anteriores. Você acha que aquele outro cara que agora ganhou o direito de disputar as eleições, um cara desse se elege a presidente, quem vai ser o ministro da ciência e tecnologia dele? O Marcos Pontes aqui é um cara excepcional. Tenho certeza que o ministro da Ciência e Tecnologia desse outro candidato não vai saber a diferença de gravidade para gravidez. Não vai saber. A nossa Caixa Econômica Federal, o lucro anual, levando em conta lá Lula, Dilma e Temer que ficou pouco tempo, ao nosso governo. O lucro cresceu a uma Progressão Geométrica a 2. Pra quem não sabe o que é progressão geométrica em razão 2 é sinal que você tem que assistir outra live, não é minha não, isso é o mínimo.

Eu no ensino médio sabia o que era integral e derivada, logarítmo, hoje ninguém sabe nada. E é bacana não saber nada. É bacanérrimo não saber nada. Ah você é CDF, você é não sei o que lá, olha como tá a educação no Brasil agora com mais de um ano passado. O Congresso está votando aí como sendo atividade essencial educação, as aulas presenciais. Espero que na Câmara tenho quase certeza que vai ser aprovado, no Senado não sei ainda. Isso tem que ser aprovado pessoal. Não podemos ter uma geração cada vez pior que a nossa. Qual o futuro dessa molecada que estudava em escola pública e quase todas as escolas públicas não tiveram aula pela internet. Minha filha de 10 anos teve, eu posso pagar. Agora gostaria que todos pudessem ter isso aí, mas não tem. Agora simplesmente fecha tudo, interessa pra quem fechar tudo? Quanto mais gente sem conhecimento no Brasil com cartão de auxílio numa mão e um título de eleitor na outra, interessa pra quem? Que tipo de partido interessa isso? Pro pessoal da canhota. Aquele pessoal que sabe bem, quebra sua perna e depois oferece muleta. Não podemos deixar que isso aconteça no Brasil.