Topo

Esse conteúdo é antigo

'Tropa de choque' defende Bolsonaro muito mal da CPI da Covid, diz Josias

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 10h40Atualizada em 05/05/2021 11h41

O colunista do UOL Josias de Souza afirmou que os senadores governistas na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid têm atuado "muito mal" na defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em participação na estreia do UOL News, Josias comentou sobre o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na CPI da Covid e declarou que a "tropa de choque" do presidente tem uma tarefa muito difícil em defendê-lo.

Ali, alguns abnegados, esses quatro estão tentando fazer esse papel de tropa de choque, que, na verdade não é uma tropa, é uma uma legião. Ali tem uns governistas tentando fazer esse papel, mas fizeram muito mal
Josias de Souza, no UOL News

Os quatro senadores a quem o colunista fez referência são: Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO). Eles são os aliados de Bolsonaro que compõem a CPI da Covid.

Segundo Josias, alguns desses governista tentam defender o presidente "quase que envergonhados" por causa de posicionamentos publicamente contrários de Bolsonaro às recomendações de especialistas e autoridades sanitárias em relação à pandemia.

"É muito difícil defender um presidente como o Bolsonaro, que não se defende, e passou a pandemia inteira produzindo provas contra si mesmo", declarou.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.