Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso compartilha vídeo sobre legalização das drogas: 'Merece ser visto'

Ministro do STF Luís Roberto Barroso - Nelson Jr/STF
Ministro do STF Luís Roberto Barroso Imagem: Nelson Jr/STF

Do UOL, em São Paulo

09/05/2021 13h56

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, retuitou ontem um vídeo no qual uma mulher explica os motivos pelos quais seria importante legalizar as drogas no Brasil. "Merece ser visto com atenção e respeito", escreveu o ministro.

O vídeo foi inicialmente postado pela página Quebrando Tabu em agosto de 2020. Nele, dona Tereza fala das consequências da atual política antidrogas: "Legaliza essa porcaria, começa a vender lá na farmácia [...] que eu quero ver os grandes empresários se matar igual os nossos estão se mantando, por um dinheiro que nem é deles".

Barroso elogiou as palavras da mulher: "O depoimento dessa senhora vale por alguns tratados jurídicos e sociológicos. Merece ser visto com atenção e respeito."

A senhora também explica por que é contra a criação de mais vagas em presídios e que esse dinheiro, na verdade, deveria ser investido em creches: "Quando cria uma vaga, cria dez pessoas pra ocupar aquela vaga".

"O dinheiro de criar vaga em creche tem que ser gasto na primeira infância. Ele tem que ser criado creche pra quando a gente for trabalhar, o nosso filho não precisar ficar jogado por aí, e nem a gente precisar tirar do bolso pra pagar uma pessoa, e não poder comprar um tênis pra ele. Aí ele vê o cara do tráfico com tênis legal, da moda, 'Ah eu vou vender uma droguinha ali que eu vou comprar um tênis, um rádio, uma calça jeans, um celular e aí vou parar no cárcere'.

Ela termina o vídeo sugerindo para que as pessoas leiam as leis de execução penal e o regulamento prisional.