Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia ataca ACM Neto por críticas a Doria: 'Fica com os bolsonaristas'

"[ACM] Neto está ficando apenas com os bolsonaristas", "este baixinho não tem caráter", disse Maia Imagem: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

14/05/2021 18h10Atualizada em 14/05/2021 18h49

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) publicou hoje uma série de ataques ao presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA), a quem chamou de "oportunista" e "sem caráter". Os xingamentos vieram após ACM criticar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e culpá-lo pela filiação do vice-governador Rodrigo Garcia — agora ex-DEM — ao PSDB.

"Vice do Bolsonaro", "Neto está ficando apenas com os bolsonaristas" e "este baixinho não tem caráter" são apenas alguns dos comentários publicados por Maia em uma postagem no perfil oficial do DEM no Instagram. Ele ainda chamou ACM de "malandro" e lhe disse para voltar para a casa, porque "na política você perdeu o respeito".

Leia todos os xingamentos publicados pelo ex-presidente da Câmara :

  • "Filia logo os aliados do Bolsonaro"
  • "Vice do Bolsonaro, sobrou isso"
  • "Neto está ficando apenas com os bolsonaristas"
  • "Sem [sic] caráter é menor que sua altura"
  • "[ACM está] Justificando o não apoio ao Doria. Sempre disse que não apoiaria o Doria nunca"
Imagem: Reprodução/Instagram
  • "Bolsonaro presidente e ACM Neto vice-presidente. Não sobrou nada além disso"
  • "E ainda tem um pouco de pessoas que acreditam nele"
  • "Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria"
  • "Este baixinho não tem caráter"
Imagem: Reprodução/Instagram
  • "Neto, vai para casa. Na política, você perdeu o respeito"
Imagem: Reprodução/Instagram

A publicação comentada pelo ex-presidente da Câmara é, na verdade, uma série de capturas de tela feitas de tuítes compartilhados por ACM Neto. Neles, o ex-prefeito de Salvador chama Doria de "desagregador" e "despreparado para liderar um projeto nacional".

"A mudança do vice-governador Rodrigo Garcia para o PSDB é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado os seus aliados", escreveu ACM.

A postura desagregadora do governador de São Paulo amplia o seu isolamento político, e reforça a percepção do seu despreparo para liderar um projeto nacional.
ACM Neto, em postagem no Twitter

Desfiliação de Maia

Em meio a divergências com ACM Neto, Rodrigo Maia (RJ) deve pedir a desfiliação do DEM ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) hoje, segundo informou a assessoria do deputado. O pedido deverá ser por justa causa, para que não perca o mandato parlamentar.

Maia está no DEM desde 2007, ano em que a sigla adotou o nome no lugar do PFL (Partido da Frente Liberal). Ele foi presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano, quando não conseguiu emplacar seu preferido à sucessão no posto, Baleia Rossi (MDB-SP).

O apoio de parte da cúpula do DEM ao seu principal rival, Arthur Lira (PP-AL), que ganhou a eleição interna à presidência da Câmara, foi justamente um dos motivos que levaram Maia a brigar com ACM Neto e decidir sair do DEM.

O deputado ainda não anunciou a qual partido se filiará. Ele vem tendo conversas com o PSD, MDB e PSDB, por exemplo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maia ataca ACM Neto por críticas a Doria: 'Fica com os bolsonaristas' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política