Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara aprova urgência para revisão da Lei de Improbidade Administrativa

Discussão e votação de propostas no plenário da Câmara - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Imagem ilustrativa de arquivo
Discussão e votação de propostas no plenário da Câmara Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Imagem ilustrativa de arquivo

Da Agência Câmara

15/06/2021 18h55Atualizada em 15/06/2021 18h55

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 369 votos favoráveis e 30 contrários, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 10887/18, que revisa a Lei de Improbidade Administrativa.

O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse que o parecer já está publicado. "Os deputados já podem fazer emendas e sugestões para abrirmos um bom debate amanhã sobre esse projeto", disse.

Entre os principais pontos da proposta está a definição de que apenas as condutas dolosas, ou seja, intencionais, serão punidas.

"Ações negligentes, imprudentes ou imperitas, ainda que causem danos materiais ao Estado, não podem ser enquadradas como atos de improbidade, pois lhes falta o elemento de desonestidade", explica o relator.

O texto também prevê escalonamento das sanções; previsão de legitimidade privativa do Ministério Público para a propositura da ação de improbidade; previsão de celebração de acordo de não persecução cível; e regras mais claras acerca da prescrição em matéria de improbidade.