Topo

Esse conteúdo é antigo

STJ revoga prisão de desembargadora acusada de venda de sentenças

31.ago.2018 - Ministro Og Fernandes durante sessão extraordinária no TSE - Carlos Moura/Ascom/TSE
31.ago.2018 - Ministro Og Fernandes durante sessão extraordinária no TSE Imagem: Carlos Moura/Ascom/TSE

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 19h23

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Og Fernandes revogou a prisão preventiva da desembargadora Lígia Ramos, do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia). Ela foi presa no âmbito da Operação Faroeste, que investiga vendas de sentenças no tribunal.

A desembargadora foi presa de forma cautelar em dezembro do ano passado e denunciada pelo MPF (Ministério Público Federal), junto a outros magistrados, em janeiro deste ano.

Para Og Fernandes, é necessário adequar a medida cautelar à gravidade do crime. Lígia Ramos foi denunciada por participação em organização criminosa e obstrução de justiça.

"Considerando a necessidade de adequação da medida cautelar à gravidade do crime, entendo que a prisão preventiva - marcada pela subsidiariedade — pode ser substituída por outras medidas cautelares listadas no artigo 319 do CPP, algumas das quais já em vigor", concluiu o ministro.

Agora, ela passará a usar tornozeleira eletrônica e está proibida de sair da comarca onde mora. Além disso, ela continua proibida de manter contato com outros investigados e afastada do exercício da função pública.

O MPF defende que a medida se justifica porque Lígia Ramos também é investigada por corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, Og Fernandes alegou que a desembargadora ainda não foi denunciada por esses crimes.