Topo

Esse conteúdo é antigo

Após briga, Tebet ameaça invocar Conselho de Ética contra Flávio Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

14/07/2021 12h56Atualizada em 14/07/2021 16h46

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) ameaçou invocar o Conselho de Ética após comentário do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) na CPI da Covid, que ouve hoje depoimento da diretora executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades.

A discussão começou após Tebet questionar a fala de Emanuela sobre a previsão de pagamento antecipado pelas vacinas da Covaxin. Segundo a senadora, o acordo é ilegal "porque foi assinado anteriormente à lei sancionada pelo presidente da República".

Flávio Bolsonaro diz que Tebet está "mentindo" e o microfone dos membros da CPI é desligado. A discussão continua e Tebet diz que está ficando surda do lado direito e esquerdo, onde sentam Flávio Bolsonaro e o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), da ala governista.

O filho do presidente faz um comentário inaudível e, em seguida, Tebet pede que o senador a respeite. "Senhor presidente, peço a palavra de ordem, vou invocar o Conselho de Ética se ele repetir o que me disse agora".

Flávio diz que Tebet está tentando induzir a depoente e ela rebate: "No microfone, ele não tem coragem de dizer o que me disse agora".

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.