Topo

Esse conteúdo é antigo

'Da minha caneta tudo pode acontecer', diz Bolsonaro em evento evangélico

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 19h01

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou hoje para evangélicos, sua principal base de apoio eleitoral, e disse que de sua caneta "tudo pode acontecer". A declaração foi feita pelo chefe do Executivo durante o Centenário da Convenção Interestadual da Assembleia de Deus, realizada em Ananindeua (PA).

"Na vida militar, eu aprendi que 'pior do que uma decisão mal tomada, é uma indecisão'. Tenho os meus conselheiros. Procuro ouvir os mais velhos, os mais experientes, porque bem sei que da minha caneta tudo pode acontecer", disse o presidente, provocando aplausos do público presente. "Talvez, o que nos faltava — e eu tenho força graças a Deus! — é coragem para tomar decisões", acrescentou.

O presidente está no centro de uma crise com o STF (Supremo Tribunal Federal), em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, contra quem anunciou que apresentará pedidos de impeachment ao Senado.

Moraes foi o ministro do STF responsável pela determinação da prisão preventiva de Roberto Jefferson, hoje um dos principais aliados políticos de Bolsonaro.

Já Barroso, que também é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é visto pelo presidente como o responsável por impedir a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que instituiria o voto impresso para urnas eletrônicas. Bolsonaro, por outro lado, disse estar tendo "um bom retorno" do Congresso Nacional.

Durante o discurso no evento evangélico, Bolsonaro também citou onde estaria no dia 7 de Setembro, data na qual conservadores prometem sair às ruas para protestar a favor do presidente e contra o STF. "Me perguntaram onde estaria no próximo dia 7 de Setembro. E eu respondo-lhe: estarei onde o povo estiver."

Bolsonaro apela a fé e crença

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu a existência de problemas, como a escalada de preços, crise hídrica e desemprego, mas apelou ainda para a "fé e a crença" da população brasileira para que o País supere o desemprego e a inflação.

"Com muitos problemas que temos enfrentado e que não estavam previstos: a pandemia e seus reflexos, uma crise de falta d'água como não visto na história do Brasil. O povo tem sofrido com isso: tem inflação, tem desemprego. Tem dias, realmente, angustiantes. O que posso dizer aos senhores? Com fé, com vontade, com crença, nós podemos superar esses obstáculos", afirmou ele.

O desemprego atualmente está em nível recorde: 14,6% no trimestre encerrado em maio. São 14,8 milhões de brasileiros em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Já a inflação acumula alta de 8,99% em 12 meses, com peso maior para produtos básicos da alimentação, como arroz, feijão e carne. A conta de luz, por causa do acionamento das térmicas em função da crise hídrica, está com taxa extra, o que também vem pressionando o orçamento das famílias.

*Com informações das agências Reuters e Estadão Conteúdo