Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro ataca Haddad: 'Bajulador' de Lula que 'deu a presidência a Bolsonaro'

"Tudo que Haddad tem na vida política deve a Lula. Já eu, a ele não devo nada", escreveu Ciro Gomes - Alex Silva/Estadão Conteúdo
"Tudo que Haddad tem na vida política deve a Lula. Já eu, a ele não devo nada", escreveu Ciro Gomes Imagem: Alex Silva/Estadão Conteúdo

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 15h35Atualizada em 24/08/2021 18h04

Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) rebateu hoje as críticas feitas pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a quem classificou como "bajulador eterno" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ciro ainda culpou Haddad pela eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 2018, e acusou o petista de "abraçar bandidos".

Ontem, em entrevista à revista Fórum, Haddad havia dito que falta "vergonha e juízo" ao pedetista.

"Aos puxa-sacos eu entendo, só não os respeito. Tudo que Haddad tem na vida política deve a Lula. Já eu, a ele não devo nada. Por isso sou livre para criticá-lo. Haddad, não! Tem que ser seu bajulador eterno, sempre da turma do amém", escreveu Ciro em uma rede social.

Haddad aceitou ser poste [de Lula]. Eu jamais aceitaria. Sua subserviência, incompetência e falta de amor ao país, deu a presidência do Brasil ao Bolsonaro.
Ciro Gomes, no Twitter

O ex-governador ainda disse que Haddad e Lula evitam debater os problemas do Brasil e não têm nenhum projeto, "apenas paixão doentia pelo poder" — e, para obtê-lo, "são capazes de vender a própria honra e a honra do país".

"Haddad e Lula seguem abraçando bandidos conhecidos e atacando quem os enfrenta de cabeça erguida. Está aí minha missão: livrar o Brasil de Bolsonaro e do lulopetismo corrompido. Seguirei lutando pelo Brasil", concluiu Ciro.

Procurado pelo UOL, Haddad disse que não comentaria os xingamentos de Ciro porque "não fala no nome deste senhor".

Críticas de Haddad

As críticas de Fernando Haddad foram, na verdade, uma resposta a outra declaração de Ciro Gomes feita durante participação no programa "Conversa com Bial", que foi ao ar no último dia 10. Na ocasião, Ciro disse não ter recebido uma ligação de Haddad, então candidato à presidência, no segundo turno das eleições de 2018, que culminou na vitória de Jair Bolsonaro.

À revista Fórum, porém, o petista disse ter, sim, telefonado para o ex-governador após o resultado do primeiro turno — primeiro de seu celular pessoal; depois, do aparelho de sua candidata à vice-presidente, Manuela D'Ávila (PCdoB).

"O Ciro está em confusão mental. Não só liguei, como ele foi a única pessoa para quem eu liguei depois do resultado do primeiro turno. Eu estava com a Manuela D´Ávila. Primeiro, telefonei com meu celular para Ciro, e ele não atendeu. Pedi para a Manuela ligar do celular dela. O Ciro atendeu, ela me passou o aparelho e nós conversamos", contou.

Hoje, ao UOL, o ex-prefeito de São Paulo reforçou ter falado com Ciro depois do primeiro turno das eleições de 2018 e acusou o ex-governador de mentir. A reportagem também entrou em contato com Manuela, que corroborou a versão de Haddad: "Lembro perfeitamente [deste dia]. Liguei do meu telefone, conversei com Ciro e passei o telefone para Haddad, na noite da apuração do 1º turno".