Tenho certeza que 2º turno não será Lula x Bolsonaro, diz Eduardo Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), disse ter certeza que não haverá um segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições presidenciais de 2022.
Em entrevista ao UOL News, Leite disse que o processo eleitoral irá apresentar outras opções de candidaturas viáveis. O governador gaúcho já se colocou como pré-candidato à presidência da República e deve participar das prévias do PSDB tendo como principal concorrente de João Doria, chefe do Executivo paulista.
"No momento do processo eleitoral, quando as pessoas passarem a analisar as candidaturas disponíveis que são ofertadas — e eu tenho a expectativa de poder ser um desses nomes —, tenho convicção que a população vai ver que há caminho fora dessa dicotomia, dessa divisão que o Brasil enfrenta", disse.
Tenho a certeza de que não teremos um segundo turno entre Lula e Bolsonaro
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Diante dessa perspectiva, Eduardo Leite desconversou sobre a possibilidade de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro em um segundo turno, chamando de "exercício de futurologia". Segundo sua avaliação, é preciso também analisar a rejeição aos candidatos que aparecem na frente da corrida presidencial hoje.
"Existe uma polarização entre essas duas candidaturas? Tem. Mas tem a mesma polarização quando vemos a rejeição destes candidatos, que são os mais rejeitados. Eu cruzo as duas informações: a rejeição de um impulsiona o outro", disse.
"Lula tem mais força em votos porque Bolsonaro tem uma rejeição alta e isso se reverte em voto ao Lula. É quem a população conhece como antagônico ao Bolsonaro. E a mesma coisa acontece no inverso", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.