Topo

Esse conteúdo é antigo

'Zé Trovão não representa caminhoneiros', diz deputado federal

Colaboração para o UOL

09/09/2021 09h41

O deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS) afirmou que Zé Trovão não representa a categoria dos caminhoneiros, apesar de ter incitado os atos, e disse que os pontos de paralisação pelo Brasil são isolados e sem reivindicação para os trabalhadores.

"Zé Trovão não representa a categoria dos caminhoneiros. Não se iludam, ele quer criar o caos", falou ao UOL News. "Nunca ouvi falar dele e vários colegas também não, é oportunista de última hora e o presidente Bolsonaro foi muito responsável ontem quando disse para buscar uma solução", completou.

Com bloqueio em ao menos 15 estados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou ontem um áudio pedindo que os caminhoneiros desmontassem o movimento. A gravação de voz gerou desconfiança e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, gravou um vídeo para reforçar a mensagem.

Segundo o deputado Nereu, apesar dos "pequenos bloqueios" a situação está normal e os pontos de paralisação são feitos por "pessoas que não representam a categoria". Ele também argumentou que não há reivindicações sérias sendo feitas, "são criminosos, alguns atiram pedras e paus, com ideologia política".

Para Nereu, esse tipo de paralisação não é típico de caminhoneiro. Ele relatou que vários motoristas estão com receio de sair de casa, "com medo das ações criminosas dessas pessoas de movimento político". Segundo as informações que recebeu da categoria, as movimentações mais intensas acontecem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Embora elogie o posicionamento de Bolsonaro sobre os bloqueios, o deputado reforçou que o presidente não é um líder dos caminhoneiros. "Ele tem liderança política sob alguns caminhoneiros com a ideologia bolsonarista. Como categoria, não é 100% que apoia esses atos", explicou.