Topo

Com bancada bolsonarista, Zambelli pede habeas corpus para Zé Trovão

Bolsonarista Marcos Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, é suspeito de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Bolsonarista Marcos Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, é suspeito de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 14h12Atualizada em 10/09/2021 18h19

Conforme a previsão de Zé Trovão, os deputados federais Carla Zambelli (PSL) e Major Vitor Hugo (PSL), pela bancada bolsonarista da Câmara, solicitaram habeas corpus para o fim do inquérito que tem como alvo o caminhoneiro governista, cujo nome real é Marcos Antonio Pereira Gomes.

A figura bolsonarista estava foragida e se refugiou no México. Com o habeas corpus, Zé Trovão pretende retornar ao Brasil. Na peça, os parlamentares falam de direito a liberdade de expressão e paz.

"É inadmissível qualquer forma de censura prévia, e que não há mais qualquer necessidade de manutenção da ordem de prisão, na medida em que as manifestações do Dia da Independência foram realizadas de forma pacífica", diz o texto.

Para os parlamentares, a detenção de Zé Trovão seria "desproporcional" e descartá-la é um "símbolo em prol não só da liberdade do paciente, mas de todos os cidadãos brasileiros, de modo que conclamam ao STF que repita o gesto de pacificação dado pelo Presidente Jair Bolsonaro e, portanto, revogue a ordem de prisão contra Zé Trovão".

Hoje mais cedo, o caminhoneiro tinha afirmado que Zambelli e Bolsonaro entrariam com uma ação favorável a ele. "Estou aguardando, ontem a deputada Carla Zambelli juntamente com o presidente da República fizeram pedido de habeas corpus sobre a minha situação e na terça-feira apresentarão um novo habeas corpus pedindo o fim dos inquéritos aos quais estou sendo investigado", afirmou Zé Trovão em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record.

Segundo ele, a decisão do primeiro habeas corpus poderia sair ainda hoje. "O resultado desse habeas corpus vai decidir todos os passos que tomarei daqui para frente".

Zé Trovão teve a prisão solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (3). Ele é suspeito de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais e teria descumprido ordens cautelares determinadas anteriormente por Moraes.

O caminhoneiro está no México e agora diz que aguardará a decisão da justiça sobre o habeas corpus antes de deixar o país —ontem, Zé Trovão publicou vídeo dizendo que se entregaria às autoridades. No mesmo dia, seu advogado Levi de Andrade informou ao UOL que entrou com "vários" habeas corpus no Supremo para tentar evitar a prisão, sem sucesso.

Ao Balanço Geral, Zé Trovão disse que está "tudo muito tranquilo" e que ele ainda não foi procurado pela Polícia Federal ou autoridades mexicanas.

Ele também anunciou, por volta das 13h50, o fim da paralisação por caminhoneiros após dois dias de reunião em Brasília com o presidente Bolsonaro. Ele diz que a paralisação será interrompida, mas que o grupo aguarda o cumprimento "rigoroso" do acordo com o governo federal "que se trata da minha liberdade, da liberdade de todos os presos políticos e a liberdade de expressão".

"Podemos retomar a ação imediatamente se for necessário, junto com o agronegócio e o povo brasileiro", afirmou Zé Trovão em entrevista ao Balanço Geral.