Topo

Aziz anuncia reta final de CPI e marca votação de relatório para 20/10

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

30/09/2021 11h00Atualizada em 30/09/2021 15h32

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou hoje que a votação do relatório do colegiado, a ser entregue por Renan Calheiros (MDB-AL), deve ocorrer em 20 de outubro. A expectativa é que o texto seja lido na comissão no dia anterior.

O novo cronograma foi anunciado hoje pouco antes da abertura da audiência para ouvir o depoimento do empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, suspeito de financiar o compartilhamento de fake news em blogs, sites e redes sociais. Ele também é apontado como integrante do chamado gabinete paralelo, estrutura de assessoramento informal ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um dos objetos de apuração da CPI.

Aziz afirmou que a próxima semana deve ser a última de diligências. A cúpula do Comissão Parlamentar de Inquérito quer ouvir o dono da empresa VTCLog na próxima terça-feira (5); um dos médicos que fizeram denúncias contra a Prevent Senior, na quarta-feira (6); e um representante da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A semana posterior terá um intervalo proporcionado pelo feriado de 12 de outubro (terça). Dessa forma, segundo Aziz, o relator teria tempo suficiente para finalizar o texto com todo o resumo dos trabalhos da CPI e a conclusão da investigação.

Na última terça (28), Calheiros afirmou que o relatório está "praticamente pronto". O texto, no entanto, ainda deve sofrer atualizações a partir dos depoimentos que estão sendo tomados.

"Tão logo nós tenhamos o último depoimento, o presidente da CPI vai marcar o dia para que nós apresentemos o relatório", disse o senador ao jornal O Estado de S.Paulo.

"Relatório está praticamente pronto, nós vamos acrescentar alguns fatos em função de novas etapas da investigação, mas nós estamos prontos a qualquer momento para apresentá-lo."

O prazo da CPI para finalizar os trabalhos é 4 de novembro. Calheiros declarou que há um "esforço grande" para antecipar a conclusão, mas "precisa muita coisa ainda, muita ponta a ser amarrada".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aziz anuncia reta final de CPI e marca votação de relatório para 20/10 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.


CPI da Covid