Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro ironiza tamanho de manifestações contra o presidente

Do UOL, em São Paulo

02/10/2021 18h42

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ironizou nas redes sociais o tamanho das manifestações realizadas hoje contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos protestos, que reuniram uma dezena de partidos tidos de esquerda e centro-direita, manifestantes fizeram críticas à condução do combate à pandemia pelo Ministério da Saúde, à alta de preços (principalmente do gás de cozinha) e pediam a renúncia do presidente.

A verdade é o que os seus olhos veem ou o que contam para você? Eduardo Bolsonaro ironiza manifestações nas redes sociais

Na montagem, publicada em seu perfil no Twitter, o parlamentar usa três imagens que, segundo ele, são de manifestações dos dias 7 de setembro (pró-governo), 12 de setembro e 2 de outubro (contra Bolsonaro). Ele compara o tamanho da manifestação de apoio a Bolsonaro feita em São Paulo com outra realizada no Rio de Janeiro contra o pai dele, e em tempos diferentes.

Em atos de 7 de Setembro, com algumas pautas tidas como antidemocráticas, a mobilização de bolsonaristas ficou concentrada apenas em Brasília e em São Paulo. Na capital paulista, por exemplo, manifestantes ocuparam 11 quarteirões ao longo da Avenida Paulista.

Já os protestos de hoje foram realizados em várias cidades, simultaneamente, como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Campinas (SP), Blumenau (SC), Macaé (RJ), Criciúma (SC), Juazeiro (BA), Delmiro Gouveia (AL), entre outras, e contou com a participação de inúmeros partidos políticos que pedem o impeachment de Jair Bolsonaro.

No período da tarde, manifestantes ocuparam 10 quarteirões na região do Masp (Museu de Arte de São Paulo). A organização estimou a presença de cerca de 100 mil. Já a SSP (Secretaria da Segurança Pública) diz que 8 mil pessoas compareceram ao ato.

Os atos tiveram, até o momento, a presença de três candidatos derrotados à Presidência: Ciro Gomes (PDT) —que foi ao ato no Rio e em São Paulo—, Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT), na capital paulista. O pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB), também foi ao ato em São Paulo e posou para fotos com o petista.