Topo

Esse conteúdo é antigo

Racismo explícito, diz vereadora sobre xingamentos de 'lixo' no RS

Do UOL, em São Paulo

21/10/2021 14h40Atualizada em 21/10/2021 16h53

Para Laura Sito (PT-RS), vereadora de Porto Alegre, as ofensas dirigidas ontem à também vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB-RS) mostram uma cena "explícita de racismo e violência".

Ontem, em meio a um debate sobre a questão do passaporte vacinal, uma mulher branca chamou a vereadora Bruna Rodrigues, negra, de "lixo" e "empregada". No momento da ofensa, a política do PCdoB estava ao lado de outras vereadoras negras, incluindo Sito.

"Nós não vamos aceitar que esse tipo de situação ocorra em uma casa legislativa e o Judiciário se silencie sobre uma cena tão explícita de racismo e violência", afirmou a vereadora do PT ao UOL News, programa do Canal UOL.

Hoje, Sito, Bruna Rodrigues e Daiana Santos (PCdoB-RS), outra vereadora negra de Porto Alegre, registraram um B.O (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia da Polícia Civil do RS.

Para Laura Sito, não é possível falar que o uso da palavra "empregada" pela manifestante se desvia apenas ao fato de que uma vereadora ou um vereador tem salário pago com dinheiro público pois a mulher não disse o mesmo para vereadores brancos presentes na Câmara.

"Como mulheres negras, a gente passa por muitas cenas de racismo", afirmou Sito. "É necessário que essas pessoas sejam responsabilizadas", pontuou.

A sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que visava analisar o veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) ao projeto de um certificado de vacinação na capital gaúcho, também contou com outros casos envolvendo quem ali protestava.

Um manifestante, por exemplo, chegou a ostentar um cartaz com a imagem de uma suástica, utilizada pelos nazistas alemães como um símbolo da "identidade ariana".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na versão anterior deste texto, Bruna Rodrigues (PCdoB-RS) é vereadora em Porto Alegre, e não deputada. A informação foi corrigida.