Topo

Esse conteúdo é antigo

Blogueiro bolsonarista se lança ao Senado e convida Weintraub para partido

Oswaldo Eustáquio usa máscara com a foto de Bolsonaro - Reprodução de vídeo
Oswaldo Eustáquio usa máscara com a foto de Bolsonaro Imagem: Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 21h23

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio oficializou hoje o pedido de filiação ao PMN (Partido da Mobilização Nacional) e se lançou como pré-candidato ao Senado. A informação foi confirmada pelo próprio blogueiro, através das redes sociais da mulher, Sandra Terena —o perfil dele segue suspenso pela Justiça.

Em vídeo, Eustáquio agradece ao presidente do PMN-SP, João Garcia, e convida o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, aliado de Bolsonaro, para se candidatar ao governo do estado de São Paulo.

"A minha presença é para tornar o PMN a casa dos conservadores aqui em São Paulo. E o meu primeiro ato, como filiado ao partido, e como pré-candidato ao Senado da República... eu quero fazer um convite público ao meu amigo, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub... você é bem-vindo para ser candidato ao governo do estado [de São Paulo]", disse ele.

Eustáquio foi preso temporariamente por dez dias em junho do ano passado. Ele foi alvo da Operação Lume da PF, que investiga os organizadores de atos antidemocráticos, e é um dos principais suspeitos no inquérito das fake news no STF (Supremo Tribunal Federal) A Justiça determinou a sua prisão domiciliar posteriormente.

O blogueiro voltou a ser preso seis meses depois pela polícia após violar as restrições da prisão domiciliar impostas pelo STF, como a viagem a São Paulo para produzir o vídeo com informações falsas contra o então candidato ao governo de São Paulo Guilherme Boulos.—ele afirma que tinha autorização para ir ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mas a versão foi refutada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF. Depois foi novamente solto pela Justiça.

Durante a sua estadia no presídio da Papuda, em Brasília, Eustáquio sofreu uma queda e bateu a coluna. Segundo a mulher, o blogueiro faz fisioterapia para recuperar os movimentos.