Topo

Kennedy: crimes em série justificam o impeachment de Bolsonaro

Colaboração para o UOL

16/11/2021 19h06

Em participação no UOL News, o colunista Kennedy Alencar afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comete crimes em série no governo que justificam o impeachment. A avaliação repercute o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje, na Faculdade de Ciência Política Sciences Po, em Paris, na França. Lula disse que o atual presidente da República não sofreu impeachment porque liberou muitos recursos para o Congresso, via o que vem sendo chamado de "orçamento secreto".

"Bolsonaro comete crimes em série. Não tenho a menor dúvida de que os fatores jurídicos estão todos configurados para justificar o impeachment dele, por crime de responsabilidade, crime comum. É uma folha corrida de crimes que ele cometeu, sobretudo ao longo da pandemia", argumentou o jornalista.

Com o orçamento secreto e acordos com o Centrão, avaliou Kennedy, Bolsonaro conseguiu uma proteção política para barrar o impeachment. O colunista ressalta, porém, que não se deve demonizar as emendas parlamentares.

"Mas não dá para ter orçamento secreto e não dá para liberar a emenda condicionando a liberação ao apoio ao governo. Isso está errado. Uma coisa é liberar uma emenda parlamentar porque no entendimento daquele governo aquela emenda faz sentido com as políticas públicas que estão sendo aplicadas na educação, na saúde e infraestrutura. [Outra coisa] É aplicar o toma lá, dá cá dessa maneira e com orçamento sem transparência", assinalou Kennedy.

Em Paris, Lula falou pouco mais de uma hora, no evento "Qual é o lugar do Brasil no mundo de amanhã". Assim como no Parlamento Europeu, ele foi novamente aplaudido pelos participantes.