Topo

Kennedy Alencar: viagem de Lula à Europa ajuda a recuperar imagem do Brasil

Colaboração para o UOL

18/11/2021 18h56

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Europa ajuda a recuperar a imagem do Brasil no exterior. Essa é a avaliação do colunista Kennedy Alencar.

Em participação no UOL News, Kennedy comentou a manifestação irônica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Qatar, ao comparar sua viagem ao Oriente Médio com a recepção oferecida a Lula por líderes europeus.

Para Kennedy, não há como comparar as duas viagens internacionais. Segundo o jornalista, a passagem de Bolsonaro pelo Oriente Médio é "desimportante", além de "não gerar nenhum benefício ao Brasil".

Já o ex-presidente, observa Kennedy, "apesar de ter ficado preso 580 dias e enfrentado tudo o que enfrentou na [Operação] Lava Jato, manteve o prestígio internacional e o respeito". O colunista avalia que Lula foi tratado no exterior como um estadista.

Kennedy Alencar afirma, também, que o Brasil tem hoje um presidente da República que ninguém quer encontrar. "A viagem de Lula engrandece o Brasil, mostra que o Brasil não é o Bolsonaro."