Topo

Esse conteúdo é antigo

Olga: Nova pesquisa confirma as anteriores, com Lula 'alargando visão'

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 14h16Atualizada em 14/01/2022 14h24

Para a consultora de imagem Olga Curado, colunista do UOL, a nova pesquisa Ipespe sobre as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022 "confirma as anteriores", com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando.

"A pesquisa está falando mais do mesmo", avaliou Olga Curado ao UOL News, programa do Canal UOL. "Há muito pouca variação nas intenções de voto referentes ao ex-presidente Lula e ao presidente Jair Bolsonaro (PL)", afirmou.

A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos e divulgada hoje, mostra Lula na liderança do primeiro turno, com 44% das intenções de voto, uma vantagem de 20 pontos percentuais quando se compara ao índice do presidente Bolsonaro, com 24%.

Os dois apresentam o mesmo índice da pesquisa anterior do Ipespe, de dezembro de 2020. No levantamento divulgado hoje, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece no terceiro lugar, com 9% das intenção de voto.

Na avaliação da consultora, a pesquisa também mostra as estratégias de Lula e Bolsonaro, com o primeiro "alargando a visão", buscando diálogo com círculos mais distantes do PT, e o segundo "falando apenas para amigos e convertidos".

Lula tem dialogado com Geraldo Alckmin (sem partido), ex-governador de São Paulo, para ser o vice dele em 2022, enquanto Bolsonaro não vence em nenhum cenário de segundo turno apresentado pela pesquisa Ipespe, mesmo contra Moro ou Ciro Gomes (PDT).

Já Moro — que, para ela, está em uma "crise existencial de mudança de carreira" —, opinou, não parece ter capacidade eleitoral de chegar a um segundo turno eleitoral, tendo em vista que Lula e Bolsonaro já estão firmados em índices altos de intenção de voto.