Topo

Mãe de Bolsonaro morre aos 94 anos no interior de São Paulo

Robson Santos

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 03h27Atualizada em 21/01/2022 13h15

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira (17).

A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. "Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade", escreveu. A causa da morte não foi informada.

O presidente que está em viagem oficial ao Suriname, para tratar de questões comerciais com o país, anunciou retorno antecipado ao Brasil.

Em seu canal no Telegram, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, publicou um vídeo com imagens de sua avó ao som de uma música italiana. "Vó, olhe por nós aí junto de Deus! Muito obrigado por tudo!", disse Flávio.

Com a publicação do mesmo vídeo do irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro relatou, no Instagram, que, na memória, "traz momentos doces da minha infância até os mais recentes com ela e sua risada peculiar". "Que Deus a receba da melhor maneira possível."

Em sua conta no Twitter, o vereador carioca Carlos Bolsonaro escreveu: "Owwwww meu Grande Pai!!!!"

A mãe do presidente residia no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, mas foi internada em Registro por não haver hospital de referência onde mora. A distância entre as duas cidades é de pelo menos 52 quilômetros.

Em agosto do ano passado, quando Bolsonaro fez uma visita à mãe, o presidente disse que Dona Olinda estava doente.

"Minha mãe está com 94 anos, por assim dizer, ela não me reconhece mais. Teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e eu resolvi visitá-la porque pode ser né, que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino e quem tem mãe sabe que, quem tem mãe viva com essa idade, sabe dos problemas e do que nós devemos a ela", disse na época.

Quem era a mãe de Bolsonaro?

Olinda teve sete filhos com o dentista Percy Geraldo Bolsonaro, que faleceu em 1995. O presidente é o terceiro filho do casal.

Descendente de italianos, ela fazia parte de uma família de imigrantes. A mãe de Bolsonaro era dona de casa e morou na zona rural a maior parte de sua vida.

Em entrevista à revista Crescer em 2015, Olinda contou que, quando o presidente e os irmãos nasceram, a família morava em Campinas. Mas o pai decidiu pela mudança para o Vale do Ribeira, uma região com poucos dentistas. O destino escolhido foi a cidade de Eldorado, onde o presidente foi criado.

(Com Agência Brasil)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mãe de Bolsonaro morre aos 94 anos no interior de São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política