Topo

Esse conteúdo é antigo

Olavo de Carvalho ajudou a formar geração que está no poder, diz jornalista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/01/2022 18h40

A figura do escritor e guru de extrema-direita Olavo de Carvalho não deve ser descaracterizada, pois ele é fundamental para se entender a atual situação política do Brasil. A avaliação é da jornalista Letícia Duarte, que, em duas ocasiões, entrevistou o autoproclamado filósofo. O escritor morreu ontem, aos 74 anos, nos Estados Unidos.

"A gente precisa compreender quem era o Olavo, a influência que ele tem, porque o Olavo explica muito do que a gente está vivendo hoje no Brasil", disse Letícia, durante entrevista ao UOL News. "O Olavo ajudou a formar essa geração que hoje está no poder. Muito antes do Bolsonaro emergir, o Olavo já fazia a formação dessa geração."

Os encontros de Letícia com Olavo de Carvalho não foram amenos, já que o guru bolsonarista criticava abertamente a imprensa. "A segunda entrevista foi bastante intensa. Ele me atacou de forma pessoal, o tratamento típico que ele costuma dar aos jornalistas", lembrou a jornalista

Apesar de admitir que era um diálogo difícil de ser feito, Letícia defendeu que era importante superar a estratégia do escritor contra o jornalismo para ouvi-lo. "Só descaracterizar ele, dizendo que era maluco e lunático, não ajuda muito para esclarecer e entender o que estamos vivendo."

"Olavo é o grande arquiteto intelectual da nova direita no Brasil. Muito antes, em 2012, ele já era referência para figuras como Flávio Bolsonaro, por exemplo. Era referência para esse movimento que, na época, era muito isolado, ninguém levava a sério. Bolsonaro já era deputado, mas tratado como alguém ridicularizado", contextualiza sobre a influência do guru.