Topo

Esse conteúdo é antigo

'Herança? Ele deve milhões de indenizações', diz filha de Olavo de Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 16h30Atualizada em 27/01/2022 09h20

Heloisa de Carvalho, 51, a mais velha dos oito filhos do escritor Olavo de Carvalho, que teve a morte anunciada ontem, negou ter qualquer interesse em uma possível herança deixada pelo pai. Segundo ela, Olavo "devia milhões".

"Herança? Que herança? Ele deve milhões de indenizações, não tem essa grana toda para pagar", disse Heloisa em um tuíte. Ela era publicamente rompida com o pai desde 2017, em um tuíte.

A filha mais velha do ideólogo da nova direita brasileira publicou o tuíte em resposta aos "olavetes", como ela chama as pessoas que seguem as ideias do pai. "Pelo amor, olavetes: usem o miolo pelo menos uma vez na vida", disse.

Em outra publicação, Heloisa postou a resposta que deu a uma mulher que, no Instagram, insinuou que ela poderia ter interesse no dinheiro do "pai pecador".

"Se sobrar algum, porque ele é cheio de dívidas e calotes, eu vou, sim. E talvez doe para a campanha do Lula (Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, pré-candidato à Presidência nas eleições de 2022), com direito a sair na mídia e tudo, só para vocês passarem raiva", afirmou.

Eleitora do PT desde 1988, Heloisa é filiada à sigla desde junho do ano passado. Em entrevista à Universa na época em que entrou na legenda, a filha mais velha de Olavo disse que pretendia concorrer a deputada estadual na eleição deste ano.

Caetano x Olavo

Na Justiça, há uma ação movida por Caetano Veloso contra Olavo de Carvalho que se arrasta há cinco anos. O escritor já foi condenado a pagar R$ 2,9 milhões em indenização ao músico.

Olavo de Carvalho chegou a pagar R$ 66 mil a Caetano em agosto de 2020, mas se recusou a apagar as publicações questionadas pelo músico.

Em postagens nas redes sociais, Olavo acusou Caetano de pedofilia por causa do romance mantido pelo músico com a produtora Paula Lavigne.

O relacionamento entre ambos começou quando Caetano tinha 40 anos e Paula Lavigne, 13. Após terem se separado em 2004, o casal reatou em 2016, permanecendo junto até hoje.

Com a morte de Olavo, Caetano deverá esperar um processo de inventário e de partilha ser iniciado. Após isso, o músico poderá pedir que a ação volte a correr na Justiça, com o escritor sendo representado pelos sucessores ou pelo espólio.

Relação rompida

Em janeiro 2020, Heloisa lançou, ao lado do escritor e youtuber Henry Bugalho, o livro "Meu Pai, o Guru do Presidente - A Face Ainda Oculta de Olavo de Carvalho" (Kotter Editorial).

Em dezembro de 2019, em entrevista à Universa, Heloisa disse que, quando criança, vivia em uma casa com 30 pessoas, membros de uma comunidade islâmica liderada por Olavo, que chegou a ter três esposas simultaneamente.

"Vivi um abandono intelectual. Meu pai não pagava mensalidade da escola. Eu não tinha uniforme, material. Comecei a cabular aula porque tinha vergonha", afirmou ela, na ocasião.

Ontem, ao comentar sobre a morte do pai, Heloisa de Carvalho pediu que Deus perdoasse o pai por "todas as maldades que cometeu" e criticou quem comemorava a morte do escritor. "É assinar o atestado de total falta de humanidade", afirmou.

Segundo Heloisa, o pai morreu pela covid-19 — o perfil oficial do escritor não falou sobre a causa da morte do escritor. No início da semana passada — domingo (16) —, pessoas ligadas a Olavo disseram que ele havia sido infectado pelo novo coronavírus.

A versão de Heloísa foi contestada pelo médico particular de Olavo, Ahmed Youssif El Tassa, que disse à coluna da Bela Megale, no jornal O Globo, que o escritor morreu em decorrência de uma "insuficiência respiratória aguda" causada por um enfisema pulmonar.

Também no Twitter, a filha mais velha do ideólogo questionou o médico particular do pai. "Evidente que foi por complicações da covid, mas eu falar a verdade para negacionistas é denegrir a imagem do Olavo", afirmou. "A verdade dói", acrescentou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Herança? Ele deve milhões de indenizações', diz filha de Olavo de Carvalho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política