Topo

Bolsonaro reage após polêmica da 'farofa' e diz que não 'busca ser povão'

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

02/02/2022 11h15

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu hoje à polêmica do vídeo em que ele aparece comendo frango com farofa afirmando que "não busca ser povão" e que "sempre foi assim".

As imagens, compartilhadas por bolsonaristas no fim de semana, mostravam Bolsonaro em uma barraca em Brasília com a comida espalhada pelas calças e pelo chão enquanto se alimentava com as mãos.

O conteúdo foi postado por membros do governo, como o ministro Fábio Faria (Comunicações), e pelos filhos do governante. Na segunda-feira (31), Faria deletou a publicação em sua conta no Twitter.

Nas redes sociais, a repercussão não foi positiva para o chefe do Executivo federal. Muitos interpretaram o gesto como tentativa falha de mostrá-lo como um "homem do povo".

O vídeo foi publicado horas após a notícia de que Bolsonaro gastou quase R$ 30 milhões no cartão corporativo até dezembro do ano passado —o valor ultrapassa o que foi usado pelos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) em quatro anos de gestão. A reportagem é do jornal O Globo.

Hoje, em evento realizado no Palácio do Planalto para celebrar mudanças nas regras da prova de vida do INSS, Bolsonaro fez um discurso em tom de campanha eleitoral. Ele deve confirmar em breve sua candidatura à reeleição.

Bolsonaro afirmou que "procura dar o exemplo", mas sabe que "não é exemplo para um montão de coisas".

Comendo farofa e galinha outro dia, dei um arroto lá que... Lamento. Mas sou ser humano aí. Isso não é... buscar ser povão. Sempre fui assim. Busco dar exemplo
Jair Bolsonaro (PL)

Ministro minimiza repercussão

Em resposta à colunista do UOL Carla Araújo, Fábio Faria minimizou o fato de ter excluído o vídeo de seu perfil. Segundo ele, sua equipe resolveu fazer a publicação sem sua autorização. Ele também negou que o vídeo foi apagado após uma repercussão negativa.

"Não foi jogada política, não fui eu que fiz o vídeo, até porque eu estava em Natal. E também não deletei porque teve repercussão negativa, apenas porque não passou por mim e porque foge dos posts de entregas e realizações que são postados sem minha autorização prévia", afirmou à coluna.

Fontes do governo afirmaram que o post teve uma repercussão dividida, metade de comentários positivos e a outra, negativos. O vídeo foi gravado pela equipe da presidência, que costuma repassar para as assessorias da Esplanada os conteúdos gerados por Bolsonaro.

Outros usuários e perfis também criticaram o vídeo. Um deles questiona se Bolsonaro já "sobrevoou Bahia e Minas" ou se está ocupado comendo farofa:

A estratégia digital de Bolsonaro é encabeçada pelo filho e vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O presidente dobrou a aposta no "zero dois", como é chamado, para as eleições presidenciais de 2022.