Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro culpa PT por alta do preço de fertilizantes na pandemia

Eduardo Bolsonaro grava vídeo atacando o PT no interior de São Paulo - Reprodução/Twitter
Eduardo Bolsonaro grava vídeo atacando o PT no interior de São Paulo Imagem: Reprodução/Twitter

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

12/02/2022 17h38

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em suas redes sociais, hoje à tarde, um vídeo em que culpa os governos do PT por uma alta dos preços de fertilizantes agrícolas durante a pandemia.

O motivo, segundo ele, seria o fato de o PT não ter concluído a construção de uma usina de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas (MS). A obra, que começou no governo Dilma, acabou paralisada e foi colocada à venda em 2017. A privatização foi concretizada há menos de um mês.

O parlamentar afirmou no vídeo que a construção havia sido paralisada por má gestão, "e eu não ficaria surpreso se tivesse alguma coisa metida de corrupção nisso daí", mas não citou informações concretas nesse sentido.

"A gente tem que resgatar o passado do PT. A gente tem que mostrar, principalmente aos mais jovens, como que o Brasil era roubado diariamente durante esse tempo de Lula e de Dilma", afirmou Eduardo.

Em frente a uma plantação de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, o deputado afirmou que o PT teria responsabilidade pela atual alta dos preços do açúcar e de outros produtos agrícolas, como consequência da alta nos fertilizantes. Alguns insumos, como o potássio, viram o preço triplicar no final do ano passado.

"Se hoje você paga mais caro no açúcar que você bota na mesa da sua casa, pode ter certeza: se o PT tivesse feito o dever de casa e não tivesse roubado tanto o Brasil, talvez ele estivesse mais barato", completou.