Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério Público vai investigar medidas da Jovem Pan no caso Adrilles

Adrilles Jorge, ex-BBB e comentarista da Jovem Pan News - Reprodução/YouTube
Adrilles Jorge, ex-BBB e comentarista da Jovem Pan News Imagem: Reprodução/YouTube

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

12/02/2022 13h11

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu ontem um inquérito civil contra a rádio Jovem Pan e o comentarista Adrilles Jorge, que também já é investigado em âmbito criminal por uma aparente saudação nazista feita em programa da emissora na última terça-feira. Na ocasião, Adrilles falava sobre o apresentador Buno Aiub, o Monark, que defendeu a liberdade de criação de um partido nazista no Brasil.

O ex-BBB, que nega ter feito o gesto, foi demitido da Jovem Pan após a repercussão do caso. Em nota oficial (veja íntegra abaixo), a emissora afirmou que "repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias". Para o MP-SP, porém, é preciso apurar quais medidas internas são tomadas pelo grupo para "impedir a promoção de discursos de ódio através de seus canais". Este conjunto de providências é definido, no ambiente empresarial, como compliance de direitos humanos.

"Para bem determinar seu objeto, destaca-se que o presente inquérito civil tem por finalidade investigar a conduta de Adrilles Jorge, bem como as regras de compliance em direitos humanos da Jovem Pan, que são indispensáveis para que a empresa não seja um espaço de violação de direitos fundamentais", afirma o órgão no despacho de abertura da investigação.

Com a abertura do inquérito civil, tanto Adrilles quanto a Jovem Pan poderão estar sujeitos a punições na esfera civil, como multas. Adrilles também é alvo de uma investigação criminal do Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Inteligência), por suposto crime racial.

"Esse gesto pode representar apologia ao nazismo o que teria, em si, conteúdo racista, antissemita e altamente discriminatório contra diversas minorias, uma vez que, como bem se sabe, o regime nazista também perseguiu pessoas com deficiência, LGBTQIA+, ciganos e outros", afirma o órgão no despacho de abertura do inquérito.

Desde a repercussão do gesto, Adrilles tem negado a conotação nazista do gesto, que seria apenas um "tchau", e afirmado que é vítima de falsa imputação de crime. No Twitter, o comentarista menciona que criticou "incisivamente" o nazismo durante o programa.

A Jovem Pan, por sua vez, afirma que preza "pelo livre debate de ideias" e que não endossa "qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio". De acordo com a emissora, o nazismo deve ser lembrado "como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido".

Leia a nota na íntegra:

"O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.

No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido.

Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan".