Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara: partidos fecham acordos para comissões e CCJ fica com União Brasil

Plenário da Câmara dos Deputados - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 19h30

Líderes da Câmara dos Deputados fecharam hoje acordos para indicar os presidentes das comissões permanentes da Casa durante este ano. O maior alvo de disputa era a CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania), que ficou com o União Brasil.

O partido também será responsável por indicar o presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento). "Muitos integrantes do PSL migraram para o PL. Como houve a fusão do PSL com o Democratas, o União Brasil teria direito [à escolha da CCJ]", disse Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.

Lira explicou ainda que o União, regimentalmente, teria direito à preferência na escolha de outros colegiados, mas a sigla vai abrir mão desse direito para manter as escolhas acordadas no ano passado na última eleição da Mesa.

O presidente da Câmara explicou que o comando das comissões permanece com os partidos que ocuparam as mesmas vagas no ano passado, com uma ou outra troca bilateral entre os partidos.

As comissões de Educação e a de Minas e Energias também ficaram com o União Brasil. A de Direitos da Mulher coube ao PL, assim como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento.

A Comissão de Legislação Participativa ainda não foi definida.

*Com informações da Agência Câmara