Topo

Partido de Bolsonaro aciona TSE contra Lula e PT por propaganda antecipada

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NóBREGA/PR
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro Imagem: TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NóBREGA/PR

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

25/05/2022 18h44

Em ação protocolada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PL pede que o PT e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sejam condenados a pagar multa de R$ 25 mil por suposta propaganda eleitoral antecipada.

A sigla afirma que eventos realizados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), em comemoração ao Dia do Trabalhador, e uma convenção em que o PSOL formalizou apoio à pré-candidatura do petista à Presidência da República serviram de espaço para um "verdadeiro ato de campanha ilícita".

Essas são as primeiras iniciativas da sigla contra o principal adversário do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano.

Ao UOL, a defesa de Lula junto ao TSE e a assessoria do PT Nacional afirmaram que irão se manifestar nos autos da ação. "O ex-presidente Lula participou de um ato de 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho, não sendo um ato eleitoral", afirmou a assessoria de Lula.

O partido de Bolsonaro argumenta que durante o evento realizado no Dia do Trabalhador, a cantora Daniela Mercury, fez "clarividente" pedido de voto, "que transcende muito a mera simpatia ou apoio". Em outra frente, a Controladoria-Geral do Município e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de São Paulo apuram suposta improbidade na contratação do show da cantora com recursos públicos.

Eventualmente, Daniela Mercury abriu mão do cachê de R$ 100 mil que receberia pela apresentação.

Na representação sobre a convenção do PSOL, o PL argumenta que a reunião, além de ser um "evidente ato de propaganda eleitoral" a favor do presidenciável petista, também é caracterizada por "notória propaganda negativa em desfavor" de Bolsonaro.

Na ação ao TSE, o PL diz que o evento do PSOL para oficializar o apoio a Lula "perdeu completamente o escopo partidário" e se transformou em "verdadeiro comício" a favor da pré-candidatura do petista à Presidência da República.

O UOL aguarda manifestação do PSOL e da CUT sobre a ação do PL na Justiça Eleitoral.