Topo

Sakamoto: Se instalada, CPI do MEC será pesadelo para o governo Bolsonaro

Colaboração para o UOL

22/06/2022 18h58

Em participação ao UOL News na noite de hoje, o colunista Leonardo Sakamoto repercutiu a notícia da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e a possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades no MEC (Ministério da Educação). O requerimento precisa de 27 assinaturas —falta uma até o momento.

Na avaliação do colunista, a CPI do MEC já devia ter saído. "Já passou do momento de fazer uma CPI para mostrar exatamente para onde está indo esse ralo de dinheiro que está rifando o futuro das crianças, especialmente no ensino público", argumentou.

"Se instalada, mesmo que a CPI não tenha tempo para apresentar um relatório de impacto até as eleições, só a apuração pública, vai ser um pesadelo para governo de Jair Bolsonaro", acrescentou.

Em operação deflagrada hoje, a PF (Polícia Federal) prendeu preventivamente o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de articular a liberação de recursos da pasta a prefeituras. A ação da PF levou Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a retomar esforços iniciados em março, quando o caso veio à tona, pela abertura de uma CPI no Senado.

Sakamoto disse ainda que por mais que os eleitores considerem a situação da economia na hora de votar, a notícia de corrupção é "péssima" para o governo federal.