Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula sugere 'De volta para o futuro'; Bolsonaro reage: 'Senhor do Triplex'

Presidente Jair Bolsonaro (PL) responde com ironia a postagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo sugestões de filmes para assistir - Redes sociais
Presidente Jair Bolsonaro (PL) responde com ironia a postagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo sugestões de filmes para assistir Imagem: Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

25/06/2022 14h49Atualizada em 25/06/2022 15h33

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu com ironia a uma postagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que o petista pede sugestões de filmes para assistir, citando no tuíte três títulos que fazem referência ao retorno dele à presidência.

Ao pedido de Lula por sugestões de filmes para assistir sexta-feira à noite, Bolsonaro postou uma montagem sobre o filme O Senhor dos Anéis com o título "O senhor do Triplex".

Na postagem de Lula, o ex-presidente de 2003 a 2010 diz: "Chega o fim de semana, filminho, pipoca? A #EquipeLula tá pensando em maratonar essas sagas. Esses são os nossos preferidos delas. Quais são os seus? #sextou", referindo-se aos filmes De Volta para o Futuro, Star Wars e Senhor dos Anéis.

Os três filmes podem ser uma referência ao possível retorno de Lula à presidência da República. Pesquisa mais recente Datafolha aponta que o Lula segue na liderança da corrida eleitoral de 2022 para Presidência da República e que venceria no primeiro turno, com 53% dos votos válidos, mais do que a soma de todos os outros concorrentes. Bolsonaro fica com 32% dos votos válidos.

Já a montagem postada por Bolsonaro faz referência ao imóvel que foi peça nas investigações da operação Lava Jato usada para condenar o ex-presidente Lula, em 2017, a 9 anos e seis meses.

Mas em março de 2021, o ministro Edson Fachin, do STF, anulou todas as condenações contra o ex-presidente Lula proferidas pela Justiça Federal no Paraná referentes à Operação Lava Jato. A decisão tornou o ex-presidente elegível para o pleito de 2022 devido à recuperação dos seus direitos políticos.

A decisão foi pautada sob o argumento de que, segundo o STF, a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para julgar os casos do triplex do Guarujá, do Instituto Lula e do sítio de Atibaia.

Depois, em 23 de junho de 2021, o STF declarou que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao julgar Lula no processo do tríplex do Guarujá (SP), por 7 votos a 4, confirmando decisão da Segunda Turma, de abril de 2021, que decretara a suspeição de Moro no caso.

"Assunto sério"

Uma hora após a postagem de Bolsonaro, Lula então tuitou a tréplica, dessa vez chamando atenção para os preços dos combustíveis.

"Aproveitando certos RTs aqui para falar de assuntos sérios. Pela primeira vez na história o diesel pode custar mais caro do que a gasolina. Enquanto isso, o governo federal joga a culpa nos outros ao invés de trabalhar. Quem paga essa conta?

A alta dos combustíveis no Brasil reflete a valorização global do barril de petróleo no mercado internacional, em movimento influenciado pela guerra iniciada após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

No Brasil, o encarecimento dos combustíveis levou o próprio Bolsonaro a criticar a Petrobras, responsável por 75% do refino no país e mais de 90% da produção.

A companhia, que pratica uma política de preços para os combustíveis que acompanha a cotação internacional do petróleo, teve o quarto presidente indicado pelo atual governo.

O preço do litro do diesel passou pela primeira vez o da gasolina, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado ontem, sexta-feira, 24, refletindo a alta dos preços internacionais dos combustíveis, que fizeram a Petrobras reajustar o diesel em 14,2% e a gasolina em 5,2%, no último dia 18.