Topo

Esse conteúdo é antigo

Celina vê esquizofrenia da oposição em PEC Kamikaze: 'Vão votar favorável'

07/07/2022 09h38

Celina Leão (PP), presidente da Comissão Especial da PEC dos Auxílios, também chamada de PEC Kamikaze, aposta que a oposição vai votar favorável ao projeto nesta quinta-feira (7). Em entrevista ao UOL News, ela afirmou que vê uma "esquizofrenia" nessa situação.

"Essa é uma das questões mais esquizofrênicas da política. A pessoa briga, briga, briga, é contrária ao projeto, e vai para o plenário e vota favorável. Porque não quer votar contra pessoas que precisam. Não tenho dúvida nenhuma que a oposição vai votar favorável ao projeto.

A oposição reclama porque a PEC Kamikaze pode ser aprovada perto da eleição. Celina preferiu não se aprofundar sobre essa questão. "Essa questão da eleição, se é pós eleição ou anterior, tem que ser discutida nao por nós, que estamos legislando situações emergenciais".

Machismo no Congresso

Celina protagonizou uma confusão durante uma sessão na Comissão Especial, na noite de terça (5). Ela disse que tentou acalmar os ânimos, mas viu machismo estrutural entre os parlamentares da oposição, principalmente de Reginaldo Lopes (PT).

"Qualquer erro, se tivesse acontecido, ele (Reginaldo) podia reivindicar à CCJ, mas jamais pela violência. O machismo é tão estrutural no Brasil, principalmente no parlamento, que são casas masculinas, que você nunca viu um presidente da comissão ter microfone desligado como aconteceu na Câmara. Tiraram o papel do relator. Eu sou presidente da comissão, minha posição é de manter ordem. Qualquer reivindicação devia ser nos trâmites normais, não se levantar, pegar papel e bater na mesa", reclamou Celina.

Ela prometeu que vai entrar com representação no Conselho de Ética por causa do ocorrido. "Isso não é normal. Pegue as imagens da casa. Isso precisa ser lição para que esse comportamento não seja reafirmado".

Veja a entrevista completa e notícias do dia no UOL News: