Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do TRE do RJ pede apoio das Forças Armadas para as eleições

Medida tem a ver com a segurança no dia do pleito e não com aspectos de apuração do pleito - Marcos Correa - 7.set.2018/Presidência do Brasil/Xinhua
Medida tem a ver com a segurança no dia do pleito e não com aspectos de apuração do pleito Imagem: Marcos Correa - 7.set.2018/Presidência do Brasil/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 16h59Atualizada em 02/08/2022 16h59

O desembargador Elton Leme, presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), chamou as Forças Armadas para ajudarem na segurança no dia das eleições em 2 de outubro, data do primeiro turno. O apoio se estenderá por todo o estado.

O pedido faz parte, portanto, da estratégia de segurança pública e nada tem a ver com a apuração das urnas eletrônicas.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, ainda não se manifestou sobre a solicitação. Segundo Leme, a justificativa seria pela preocupação com a violência urbana motivada por razões políticas. Há um clima de tensão e episódios que ressaltam isso, como o de Marcelo Arruda, tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu morto enquanto comemorava o seu aniversário com o tema de seu partido pelo agente penitenciário Jorge Guaranho, que gritava o nome do presidente Jair Bolsonaro antes de efetuar os disparos com uma arma de fogo.

O TRE-RJ já instituiu um Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional para prevenir episódios violentos a partir de mapeamentos de risco e atuará de forma integrada com as outras forças de segurança.