Topo

Esse conteúdo é antigo

Maierovitch: Bolsonaro precisa ir à posse para abrandar discurso de Moraes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/08/2022 09h38

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) dizem que ele precisa ir à posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O evento acontece no dia 16 de agosto e o chefe do Executivo já sinalizou que não quer ir.

"A ala que diz que o Bolsonaro precisa ir à posse é para abrandar o discurso de Moraes. A presença dele abrandaria o discurso do ministro, é isso que corre nos bastidores e parece que está predominando", informou o colunista Wálter Maierovitch, durante participação no UOL News.

Apuração da colunista do UOL Carolina Brígido mostrou a articulação dos aliados do presidente da República para convencê-lo a ir à posse de Moraes no TSE.

A expectativa é que o ministro faça um discurso no evento contra a proliferação de notícias falsas e narrativas de ódio nas campanhas, além de defender o sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro não tem previsão de falar na cerimônia.

O presidente da República e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) já tiveram vários desentendimentos públicos. Moraes é relator no Supremo dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, que miram Bolsonaro e seus aliados.

Apesar dos atritos, Maierovitch disse que não será uma surpresa se o presidente for ao evento do TSE. "Bolsonaro tem cara de pau suficiente para comparecer ao ato. Aposto na 'caradurice' dele de que vai sim", concluiu.

Veja mais análises e notícias do dia no UOL News: