Topo

Esse conteúdo é antigo

Facebook retira do ar página com nome de Dilma que criticava petistas

A ex-presidente Dilma Rousseff entrou com ação na Justiça há quase um ano - JOAO GABRIEL ALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
A ex-presidente Dilma Rousseff entrou com ação na Justiça há quase um ano Imagem: JOAO GABRIEL ALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 14h27

A 17º Vara Cível de São Paulo acatou pedido da ex-presidente Dilma Roussef (PT) e mandou o Facebook retirar do ar a página "Blog Dilma Rousseff". A página trazia o nome da petista sem consentimento dela, além de fazer postagens que não a representavam, alegou a petista.

Segundo a juíza responsável pelo caso, Luciana Biagio Laquimia, a página tinha mais de 400 mil seguidores e causou dano à imagem de Dilma por estar vinculada à direita, espectro político antagônico ao dela.

Algumas postagens atacavam até mesmo aliados e correligionários da ex-presidente. A defesa, que havia protocolado o pedido há quase um ano, argumentou que as opiniões não correspondiam ao pensamento de Dilma e poderiam causar constrangimento e desconforto. O deputado federal José Guimarães (PT), por exemplo, foi criticado pela página por ser favorável à privatização dos Correios.

Na decisão, Laquimia fundamentou que não haveria pagamento de danos morais, mas que o Facebook deveria ter "a responsabilidade pelo pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, os quais arbitro em R$7.000". A página já foi removida do ar.

O UOL entrou em contato com o Facebook e com a defesa da ex-presidente para saber se comentariam a decisão, mas ambos ainda não responderam. O texto será atualizado se houver alguma manifestação.