Topo

Esse conteúdo é antigo

Gabriel Monteiro tem candidatura a deputado contestada na Justiça Eleitoral

07.abr.2022 - Vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) em sessão na Câmara Municipal - Câmara Municipal do Rio de Janeiro
07.abr.2022 - Vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) em sessão na Câmara Municipal Imagem: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 16h15Atualizada em 08/08/2022 22h02

O pré-candidato a deputado federal André Barros (PSOL) entrou com um pedido no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro para impugnar a candidatura do vereador Gabriel Monteiro (PL) a deputado federal. O envio foi feito com outros advogados.

A contestação da candidatura de Monteiro se baseia no processo que corre no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio contra ele. O vereador é acusado de estupro, assédio moral e sexual e de gravar vídeos de sexo com adolescentes.

Em conversa com o UOL, Barros disse que esperou até sexta-feira (5) à noite para entrar com a impugnação, na expectativa de que talvez outro partido fizesse o mesmo pedido. Nesse dia, acabou o prazo para que as siglas fizessem convenções para formar coligações ou indicar candidaturas.

"Como ninguém entrou, eu entrei. É uma medida de precaução, para que o Rio de Janeiro não eleja alguém que não tem condições de ter uma vida política", afirmou.

O pré-candidato do PSOL classificou as acusações contra Monteiro como "muito graves", citando relatos de que o vereador teria filmado vídeo fazendo sexo com uma adolescente de, na época, 15 anos, além de denúncias de estupro.

Em contato com o UOL, a assessoria de imprensa de Monteiro disse que "não vai se pronunciar sobre o fato".

Na semana passada, ao menos três ex-assessores de Monteiro relataram que o vereador praticava sexo com menores de idade na presença de seus funcionários e pedia para que as adolescentes mostrassem os seios para eles. As declarações constam no relatório apresentado ao Conselho de Ética e pede a cassação do mandato do vereador.

Apesar de ser investigado nesse núcleo, existe uma brecha legal para Monteiro se candidatar. Como ele não foi condenado, não há perda de direitos políticos. As candidaturas podem ser confirmadas até o dia 15 de agosto e a dele já consta na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).