Topo

Defesa de bolsonarista preso por ameaçar Lula e ministros pede soltura

22.07.2022 - O youtuber Ivan Rejane, o "Ivan Papo Reto", divulgou vídeo com ameaças a ministros do STF e lideranças de esquerda - Youtube / Reprodução
22.07.2022 - O youtuber Ivan Rejane, o "Ivan Papo Reto", divulgou vídeo com ameaças a ministros do STF e lideranças de esquerda Imagem: Youtube / Reprodução

do UOL, em Brasília

08/08/2022 14h47

A defesa do militante bolsonarista Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, preso preventivamente pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu à Corte a soltura de seu cliente. O recurso, que sugere a substituição da detenção por medidas cautelares, foi apresentado hoje (8).

Ivan Rejane foi detido pela Polícia Federal em 22 de julho, após divulgar vídeos em que defende "caçar" ministros do Supremo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em relatório enviado a Moraes, a PF viu o risco de as ameaças agravarem o quadro de polarização eleitoral e produzirem "ações violentas" contra os ministros.

No último dia 1º, Moraes converteu a prisão em preventiva, destacando que a PF encontrou elementos de que o militante estava obtendo apoio de diversas pessoas para a "efetivação de seu projeto de ataque às instituições democráticas". A PGR foi contra a prisão preventiva, defendendo que Ivan fosse para a prisão domiciliar.

Em recurso, a defesa de Ivan aponta a posição da PGR e diz que as falas atribuídas ao militante "são inconcebíveis em qualquer democracia", mas que elas não impediram o exercício dos poderes constitucionais.

"Ao contrário de outros que já estiveram ou estão nessa mesma situação, Ivan não possui nenhuma expressão política no cenário local, muito menos nacional. Imaginar que ele possa tentar, de forma minimamente idônea, abolir o Estado Democrático de Direito parece-nos, com o devido acatamento, algo completamente desvencilhado da realidade dos autos", disse a defesa.

Os advogados alegam que não há nada que indique que a liberdade de Ivan colocaria a ordem pública em risco, e que, até o momento, as investigações só relataram um "profundo destempero verbal" do bolsonarista com os ministros do Supremo.

"Nada indica que as palavras, atribuídas a Ivan, vão se traduzir em alguma ação efetiva", diz a defesa.

Ivan Rejane Fonte Boa Pinto mantinha um canal no YouTube no qual se apresenta como "terapeuta" para dependentes químicos. Seus vídeos são repletos de xingamentos e palavras de baixo calão.

Ele diz que sua "guerra" é "contra o tráfico de drogas", mas seus alvos preferenciais são políticos de esquerda, a quem ele associa a existência do narcotráfico, e os ministros do Supremo, que, segundo ele, "mandam soltar esses vagabundos".

Em um dos vídeos publicados pelo bolsonarista, o homem cita o feriado de 7 de Setembro e profere ameaças aos ministros do STF, ao ex-presidente Lula, à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ).