Topo

Esse conteúdo é antigo

BTG/FSB: Lula lidera com 41% contra 34% de Bolsonaro no 1º turno

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 10h01

FSB Pesquisa - Pesquisa confiável -  -

Pesquisa do Instituto FSB contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial, com 41% das intenções de voto na apuração estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34%.

Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT) com 7% das intenções, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que registrou 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

André Janones (Avante), que desistiu da candidatura na última quinta-feira (4) — dois dias após o registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) —, teve 2% das menções. Pablo Marçal (Pros) ficou com 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael (DC).

O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%. Este também foi o caso do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que apareceu na pesquisa pela primeira vez após anunciar a candidatura.

Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet, Janones, D'Avila, Eymael, Vera, Manzano, Péricles e Jefferson estão tecnicamente empatados.

Com a inserção de Roberto Jefferson e a retirada de Luciano Bivar (União Brasil), que também desistiu da candidatura, a pesquisa não pode ser comparável em relação a cenários do primeiro e segundo turnos com a edição anterior, realizada no dia 25 de julho.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 5 e 7 de agosto O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE sob o número BR-08028/2022.

Primeiro turno

Pesquisa estimulada

  • Lula (PT): 41%
  • Jair Bolsonaro (PL): 34%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 3%
  • André Janones (Avante): 2%
  • José Maria Eymael (DC): 1%
  • Pablo Marçal (Pros): 1%
  • Felipe D'Ávila (Novo)*: 0%
  • Vera Lúcia (PSTU)*: 0%
  • Sofia Manzano (PCB)*: 0%
  • Leonardo Péricles (UP)*: 0%
  • Roberto Jefferson (PTB)*: 0%
  • Nenhum: 5%
  • Branco/nulo: 2%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

* A soma das intenções de voto destes candidatos é de 1%.

Pesquisa espontânea

O instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas para a Presidência da República — quando os entrevistados não recebem uma lista prévia com os nomes dos pré-candidatos. Nesse cenário, Lula registrou 38% e Bolsonaro, 31%.

O nome de Ciro Gomes foi citado por 3% dos entrevistados, e o de Simone Tebet, 1%. Outros candidatos somaram 2% das menções espontâneas. Disseram votar em nenhum nome 6%, enquanto 4% indicaram que votariam branco ou nulo e 14% não souberam responder.

  • Lula (PT): 38%
  • Jair Bolsonaro (PL): 31%
  • Ciro Gomes (PDT): 3%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Outros: 2%
  • Nenhum: 6%
  • Branco/nulo: 4%
  • Não sabe/não respondeu: 14%

Segundo turno

O Instituto FSB também projetou cinco cenários distintos de 2º turno. Confira:

Cenário 1

  • Lula (PT): 51%
  • Jair Bolsonaro (PL): 39%
  • Nenhum: 5%
  • Branco/nulo: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário 2

  • Lula (PT): 47%
  • Ciro Gomes (PDT): 32%
  • Nenhum: 11%
  • Branco/nulo: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário 3

  • Lula (PT): 50%
  • Simone Tebet (MDB): 29%
  • Nenhum: 12%
  • Branco/nulo: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário 4

  • Ciro Gomes (PDT): 48%
  • Jair Bolsonaro (PL): 41%
  • Nenhum: 6%
  • Branco/nulo: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário 5

  • Jair Bolsonaro (PL): 44%
  • Simone Tebet (MDB): 40%
  • Nenhum: 9%
  • Branco/nulo: 5%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Sobre o instituto

A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.